POLÍTICA

Omar Aziz lidera com 29% no Amazonas; Maria do Carmo e Roberto Cidade empatados

A pesquisa Quaest revela as intenções de voto para o governo e Senado no Amazonas.

Por Estadao Conteudo Publicado em 24/09/2026 às 22:06
Omar Aziz (PSD-AM). Marcos Oliveira/Agência Senado

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, 24, mostra o candidato Omar Aziz (PSD) na liderança da corrida pelo governo do Amazonas, com 29%. Já Maria do Carmo (PL) e Roberto Cidade (União Brasil) estão tecnicamente empatados com 19% e 18% respectivamente. A margem de erro da sondagem é de três pontos percentuais.

Brancos e nulos marcaram 7% das respostas, enquanto os indecisos foram 13% dos entrevistados. Os demais postulantes que pontuaram no levantamento foram:

David Almeida (Avante): 11%

Cabo Daciolo (Mobiliza): 2%

Isael Munduruku (Rede): 1%

Para 69% dos eleitores a escolha é definitiva. Outros 31% dizem que podem mudar o voto.

Em cenário de segundo turno, Aziz aparece com 44% contra 42% de Maria do Carmo. Contra Cidade, o pessedista mantém 44% das intenções de voto ante os 38% do candidato do PL.

A Quaest ouviu 804 pessoas entre os dias 20 e 23 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08101/2026.

Votos ao Senado no AM

O instituto também perguntou aos entrevistados amazonenses sobre as intenções de voto para o Senado Federal. Considerando a soma das respostas, de primeiro e segundo voto, o cenário é o seguinte:

Eduardo Braga (MDB): 27%

Capitão Alberto Neto (PL): 17%

Plínio Valério (PSDB): 14%

Wilson Lima (União Brasil): 13%

Ismael Munduruku (Rede): 2%

Professora Evany (PSOL): 1%

Xuxa do Amazonas (Mobiliza): 1%

Dailson Corrêa (DC): 0%

Evandro de Oliveira (PSTU): 0%

Brancos e nulos: 9%

Indecisos: 16%