POLÍTICA

Lula critica retorno da 'quadrilha do Master' à presidência

Durante caminhada no Rio, presidente Lula pede mobilização dos eleitores para as eleições de domingo.

Por Estadao Conteudo Publicado em 02/10/2026 às 13:39
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva © flickr.com / Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, afirmou nesta sexta-feira, 2, que não é aceitável a volta da "quadrilha do Master" à presidência. Ele participou de uma caminhada no Rio de Janeiro e fez uma declaração breve devido às restrições da legislação eleitoral.

"A gente não pode permitir que a quadrilha do Banco Master volte a governar esse País. A gente não pode permitir que a quadrilha da Previdência Social volte a governar esse País, que esse País eleja uma pessoa que, sendo senador da República, foi defender um policial que matou uma menina de cinco anos de idade. Alguém não pode permitir que essa quadrilha da família Bolsonaro pense em voltar a governar esse País", destacou.

Ao ter a oportunidade de falar, Lula convocou os cidadãos com mais de 70 anos a votarem e a irem às urnas, mesmo que o voto não seja obrigatório para essa faixa etária. Ele reafirmou sua confiança na vitória nas eleições deste domingo e reiterou que a família Bolsonaro não deve retornar ao governo.

"Nesta sexta e neste sábado, nós temos que ter preocupação e conversar com o maior número de pessoas possível. Sobretudo conversar com as pessoas com mais de 70 anos que, por lei, não têm mais obrigação de votar", completou.

O ato de campanha teve início às 10h na Praça Pio X, nas proximidades da Igreja da Candelária, e seguiu com uma caminhada até a Cinelândia, na região central do Rio. O evento contou com a presença do candidato ao governo do Estado, Eduardo Paes (PSD), e dos postulantes ao Senado, Benedita da Silva (PT) e Pedro Paulo (PSD).

Ao lado de seus candidatos ao Senado, o presidente enfatizou a relevância da eleição para a Casa Alta, alertando sobre o risco de a extrema direita eleger um número expressivo de senadores.

"É importante que a gente não permita que a extrema direita eleja nenhum senador. É importante que os senadores sejam nossos, o Pedro Paulo e a Benedita", comentou.

Estiveram presentes o prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e candidatos ao legislativo estadual e federal.