POLÍTICA E SEGURANÇA

Comissão debate mudanças no Programa Habite Seguro para profissionais da área

Projeto de lei propõe ampliar acesso ao financiamento habitacional para servidores ameaçados em razão do trabalho

Publicado em 10/04/2026 às 15:11
Comissão da Câmara discute mudanças no Programa Habite Seguro para servidores da segurança pública. Divulgação/Polícia Civil do RS

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (15), uma discussão sobre o Projeto de Lei 4480/25, que propõe alterações no Programa Habite Seguro — iniciativa federal voltada ao apoio na aquisição de moradias para profissionais da segurança pública.

O debate está marcado para as 14h30, em plenário a ser definido.

A reunião foi solicitada pelo autor do projeto, deputado Capitão Alden (PL-BA). A proposta prevê a inclusão, no programa, da possibilidade de financiamento habitacional em casos de necessidade de mudança de domicílio por motivo de ameaça ou lesão corporal decorrente da atividade profissional.

“O aprimoramento do Programa Habite Seguro, com a ampliação de hipóteses de acesso ao crédito imobiliário e o estabelecimento de critérios mais adequados à realidade da segurança pública, revela-se medida necessária e alinhada às diretrizes institucionais do próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública”, afirma o parlamentar.