JUSTIÇA ELEITORAL

Abril indígena: TRE atende mais de 190 pessoas na comunidade indígena Wassu Cocal

Publicado em 07/04/2026 às 16:36

Em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), o ônibus itinerante do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esteve, nesta terça-feira (07), na Escola Estadual Indígena José Máximo de Oliveira, em Joaquim Gomes, levando os serviços eleitorais para 194 pessoas da comunidade Wassu Cocal. A atividade fez parte de uma ação do projeto Expresso Indígena, da Defensoria.


O ônibus da Justiça Eleitoral ofertou, das 8h às 13h30, todos os serviços eleitorais, como alistamento, transferência de domicílio, coleta da biometria, regularização de títulos cancelados e alteração de dados cadastrais.


A gestora do Pacto do Judiciário pela Equidade Racial no TRE de Alagoas, Flávia Gomes de Barros, participou da abertura oficial e de uma roda de conversa com representantes da DPE e demais órgãos envolvidos na atividade.


“Existia um pleito antigo de lideranças Wassu Cocal para que a Justiça Eleitoral chegasse à comunidade e estamos muito felizes por compormos esse momento tão importante não apenas para a oferta de serviços, mas por trazermos cidadania e reconhecimento da importância das pessoas indígenas para a democracia”, comemorou a gestora.


Durante o atendimento, a Defensoria Pública prestou orientação jurídica gratuita e realizou triagem para ações cíveis e de família, como divórcio, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento e dissolução de união estável, além de demandas relacionadas ao direito do consumidor, consultas processuais e expedição de ofícios para emissão gratuita da segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).

Galeria de fotos