Desafio das Academias do Povo: esporte, integração e bem-estar marcam evento na praia de Pajuçara
Professores e alunos das unidades das Academias do Povo tiveram neste sábado (7) uma manhã repleta de atividades esportivas na praia de Pajuçara em mais uma edição do Desafio das Academias do Povo, evento promovido Secretaria Municipal de Esporte de Maceió (Semesp), com o objetivo de promover bem-estar, incentivar a atividade física e fortalecer a integração entre os usuários.
Cerca de 300 pessoas participaram, incluindo alunos e professores de 10 academias, além do comitê organizador. A equipe técnica da Semesp garantiu toda a estrutura, o acompanhamento das atividades esportivas, hidratação e premiação. A animação dos alunos na areia da praia deu um brilho especial às provas realizadas em grupo.
Antes dos desafios, todos os participantes receberam camisetas personalizada do evento. Eles também se aqueceram em uma animada sessão de dança. Em seguida, enfrentaram provas que testaram força, agilidade, equilíbrio e trabalho em equipe, com o apoio de profissionais e estagiários de Educação Física durante toda a manhã.
“Estamos muito felizes com o sucesso de mais uma edição deste evento que reflete o sucesso de adesão dos alunos ao projeto das Academias do Povo. Parabenizo todos os usuáiros e professores que saíram de suas casas em busca de mais bem-estar e qualidade de vida. Em 2025, vamos expandir ainda mais o impacto do esporte na vida das pessoas. Em ações como essa, a Prefeitura busca levar mais saúde, bem-estar e integração à população ”, destacou o titular da Semesp, Francisco Carlos do Nascimento (Chicão).
Maria Delmiro, que frequenta a academia Ouro Preto há cinco meses, esteve em Pajuçara neste sábado (7) e agradeceu pela realização do evento. “Parabéns à organização por nos incentivar a combater o sedentarismo, nos acompanhar e orientar durante as atividades. Estar em grupo aqui na praia é algo raro, e essa convivência eleva nossa autoestima”, afirmou.
Provas e desafios
Os desafios desta edição incluíram provas como circuito funcional com revezamento, com atividades como escalada de agilidade com prancha isométrica, bastões, burpees (movimento que começa com flexão de braço e termina em um salto), exercícios abdominais, polichinelos, levantamento de pneu e corrida com saco de areia, entre outros exercícios aeróbicos.
Os alunos da unidade do Pontal da Barra se destacaram com o melhor desempenho geral, seguidos pelos participantes das unidades Vale do Reginaldo (Poço) e Ouro Preto. Além das camisetas, os representantes das academias vencedoras receberam troféus. Também participaram do evento alunos das academias Vergel, Jatiúca, José Tenório, Jacintinho e Sobral.