SpaceX e OpenAI se aliam para rivalizar com gigantes de defesa dos EUA em contratos governamentais
Algumas das maiores empresas de tecnologia de defesa norte-americanas, Palantir e Anduril Industries, estão planejando criar um consórcio com a SpaceX, OpenAI e uma série de outras empresas em uma tentativa de estar melhor posicionadas para ganhar contratos governamentais dos EUA, informou o Financial Times, citando fontes.
Palantir e Anduril estão em negociações com cerca de uma dúzia de rivais para formar um consórcio que faria lances conjuntos em contratos governamentais em uma tentativa de quebrar o oligopólio dos contratantes "principais" do país, disse a publicação.
As empresas em negociações para se juntar ao consórcio incluem a SpaceX de Elon Musk, a criadora do ChatGPT OpenAI, a construtora de navios autônomos Saronic e a empresa de inteligência artificial Scale AI, disse o jornal, citando fontes familiarizadas com a situação.
Ele observou que as discussões estavam ocorrendo no contexto do desejo das empresas de comer uma fatia maior do orçamento de defesa de US$ 850 bilhões (cerca de R$ 5,1 trilhões) do governo dos EUA dos principais contratantes Lockheed Martin, Raytheon e Boeing.
Um possível acordo deve ser anunciado em janeiro.