Sinteal lança cartas-compromisso com educação para candidatos/as a prefeito/a e vereador/a
No processo eleitoral 2024, o Sinteal lança sua Carta-compromisso com a educação pública, aprovada na I Conferência Educacional do Sinteal, realizada em junho deste ano. O objetivo é que cada candidato disposto a defender as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, assine o documento e garanta que as prioridades elencadas pela categoria sejam também as suas prioridades durante o mandato.
Izael Ribeiro, presidente do Sinteal, explica que como representante de uma categoria que depende das decisões tomadas pelos políticos eleitos, o Sinteal precisa estar atento ao processo eleitoral. “Como sindicato, não defendemos o nome de um candidato ou partido, mas orientamos que as pessoas que defendem a educação pública se atentem para isso na hora de escolher em quem votar. O candidato falou no guia eleitoral que é a favor da educação de forma genérica, mas o que ele pretende fazer? Criar as condições para que ela funcione ou mantendo uma realidade precária nas unidades de ensino?”.
Nas cartas, as propostas estão divididas por eixos em relação a Políticas Educacionais Estruturais; Gestão Democrática e Ação intersetorial; Educação integral, inclusiva e promotora das diversidades; Especificidades de cada etapa e modalidade e Políticas educacionais complementares.
Questões como realização de concurso público, construção de unidades de ensino para creche, pré-escola, e ensino fundamental, valorização de professoras/es e funcionários da educação estão presentes. Outra preocupação também, é sobre a inclusão. Tanto do combate ao racismo e à lgbtfobia, quanto da promoção de espaços adequados para pessoas com deficiências e atípicas.
As cartas ficarão disponíveis no site do Sinteal, para conhecimento de todos/as, assim como uma lista atualizada diariamente até o dia do primeiro turno da eleição com o nome de quem já tiver assinado. O convite é extensivo a cada candidato e candidata de todos os municípios alagoanos. Na capital, o/a candidato/a deve buscar a direção executiva estadual para oficializar sua assinatura. No interior, deve procurar a direção do núcleo regional do Sinteal correspondente à sua cidade.