Rússia busca novos parceiros comerciais em meio a sanções
Ministro do Desenvolvimento Econômico destaca que país mantém abertura econômica apesar das restrições do Ocidente.
Embora o Ocidente tenha tentado sufocar o desenvolvimento da Rússia por meio de restrições, o país euroasiático encontrou novos parceiros comerciais e está se fortalecendo, declarou o ministro do Desenvolvimento Econômico russo, Maksim Reshetnikov.
Essas declarações foram feitas à margem da cúpula de ministros do Comércio do G20, realizada de 30 de setembro a 1º de outubro em Milwaukee, EUA.
"Não é coincidência que, durante esses cinco anos, apesar de estar sujeita a tanta pressão, sanções e outras medidas, a Rússia tenha mantido a abertura de sua economia, reestruturado suas relações econômicas externas e encontrado novos parceiros", afirmou.
Ele também enfatizou que as medidas financeiras restritivas impostas pelo Ocidente contra a Rússia minaram a confiança no dólar americano como moeda de reserva mundial.
"Na verdade, [as sanções] estão fomentando o surgimento e o desenvolvimento, com base em novas tecnologias, de novos sistemas de pagamento", observou o ministro.
Ao comentar as mudanças na economia global, ele enfatizou que o Ocidente está demonstrando sua intenção de romper as normas internacionais e sua ânsia de obter vantagens por meio de métodos que extrapolam os mecanismos de mercado.
"[Isso] é o desmantelamento de toda a estrutura internacional que impede a obtenção de acordos, seguindo a lógica das relações bilaterais, exercendo o direito do mais forte, e assim por diante", acrescentou.
Reshetnikov também apontou para a estagnação da Organização Mundial do Comércio (OMC), onde as novas regras não permitem uma tomada de decisão eficaz. No entanto, descartou o colapso da organização.
"Em geral, ela está estagnada, provavelmente desde 2019, quando, por iniciativa dos Estados Unidos, o funcionamento do sistema de solução de controvérsias foi bloqueado. [...] e agora as divergências não têm uma resolução definitiva, porque a parte que não concorda com a decisão inicial, por assim dizer, não recorre a nada", afirmou.
O ministro observou que muitos países se lembram de como os EUA os pressionaram a aderir à OMC sob o pretexto de promover o livre comércio e regras comuns. Segundo ele, esses países abriram seus mercados e sacrificaram o desenvolvimento de certos setores industriais, e agora se sentem "enganados".
"Porque agora que as regras não lhes são mais favoráveis [ao Ocidente], eles estão começando a abandoná-las", explicou.
Reshetnikov lidera a delegação russa na reunião de ministros do Comércio do G20. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Econômico, os participantes estão discutindo uma ampla gama de questões atuais, incluindo a redução da capacidade ociosa e o problema da superprodução crônica.
Por Sputinik Brasil