Brasil e EUA realizam primeira reunião na OMC sobre tarifas sem chegar a um acordo
Encontro técnico resultou em prazo de 60 dias para busca de solução para disputa tarifária.
Representantes do Brasil e dos Estados Unidos realizaram nesta sexta-feira (25) a primeira reunião de consultas na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, sobre as tarifas de até 37,5% impostas por Washington às exportações brasileiras. O encontro teve caráter técnico e terminou sem acordo, abrindo um prazo de 60 dias para que os dois países busquem uma solução para a disputa.
O Brasil foi representado pelos embaixadores Phillip Fox Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, e Maurício Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente. Durante a reunião, os diplomatas questionaram as tarifas de 25% e 12,5% aplicadas pelos Estados Unidos e apresentaram três argumentos contra as medidas.
Brasília sustenta que Washington ultrapassou os limites tarifários assumidos ao entrar na OMC, tratou o Brasil de forma menos favorável que outros países em situação semelhante e aplicou as medidas sem submeter previamente a questão ao sistema de solução de controvérsias da organização.
As consultas foram solicitadas pelo Brasil em 27 de julho e aceitas pelos Estados Unidos em 6 de agosto. Caso não haja uma solução nos próximos 60 dias, o governo brasileiro poderá pedir a abertura de um painel na OMC para analisar a disputa.