DIPLOMACIA INTERNACIONAL

França e Turquia pedem inclusão do Líbano em acordo de cessar-fogo no Oriente Médio

Presidentes Macron e Erdogan defendem solução diplomática que envolva o Líbano e reforçam apelo por paz duradoura na região

Publicado em 11/04/2026 às 09:59
O presidente da França, Emmanuel Macron Reprodução

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou neste sábado (11) que dialogou com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e ambos defenderam a inclusão do Líbano no acordo de cessar-fogo entre Estados Unidos, Israel e Irã.

“Conversamos inicialmente sobre a situação no Oriente Próximo e Oriente Médio, para apelar ao respeito pelo cessar-fogo e à sua aplicação no Líbano, ao respeito pela liberdade de navegação no Estreito de Ormuz e para sublinhar a necessidade de uma solução diplomática robusta e duradoura”, declarou Macron em publicação na rede X.

Os líderes também discutiram o conflito na Ucrânia e ressaltaram a importância de esforços conjuntos para buscar “uma paz justa e duradoura”, além de defenderem “garantias de segurança robustas para a Ucrânia”, segundo o presidente francês.

Na última quarta-feira (8), Israel lançou 160 mísseis em apenas 10 minutos contra o Hezbollah no Líbano, resultando em mais de 300 mortos. Dois dias depois, na sexta-feira (10), o exército israelense realizou novos ataques a alvos do grupo.

Neste sábado, equipes da defesa civil utilizaram guindastes para vasculhar apartamentos parcialmente destruídos em Beirute. Autoridades locais informaram à AP que seis pessoas morreram em um edifício e que um adolescente permanece desaparecido, possivelmente soterrado sob um telhado.

O governo libanês anunciou que, na próxima terça-feira (14), haverá uma reunião com representantes de Israel em Washington para discutir um possível cessar-fogo e o início de negociações entre os dois países.

(Com informações da AP)