JUSTIÇA

Cármen Lúcia antecipa eleição para sucessão no TSE

TSE antecipa eleição para presidência; Nunes Marques e André Mendonça devem assumir comando da Corte

Publicado em 09/04/2026 às 18:29
Cármen Lúcia antecipa eleição e prepara transição para nova presidência do TSE.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, antecipou para a próxima terça-feira (14) a eleição simbólica que irá confirmar os ministros Nunes Marques e André Mendonça nos cargos de presidente e vice-presidente da Corte eleitoral, respectivamente. Ambos já integram o tribunal.

No dia 3 de junho, Cármen Lúcia encerra seu mandato de dois anos à frente do TSE.

Notícias relacionadas:

A decisão foi anunciada por Cármen Lúcia durante a sessão de julgamento realizada na manhã desta quinta-feira (9).

Diante da proximidade do período eleitoral, a ministra optou por antecipar sua saída do tribunal, permitindo que o processo de transição administrativa seja iniciado com antecedência.

“Eu decidi, ao invés de deixar para o último dia de mandato, 3 de junho, a sucessão da presidência deste TSE, iniciar o procedimento para eleição dos novos dirigentes da Casa e o processo de transição para equilíbrio e calma na passagem das funções aos que dirigirão a Justiça Eleitoral e conduzirão o processo eleitoral de outubro”, explicou a ministra.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A posse de Nunes Marques e André Mendonça está prevista para o final do mês de maio.

O TSE é composto por sete ministros: três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados indicados pelo presidente da República, além dos respectivos substitutos.