ENERGIA

Petrobras envia dados ao Ibama para ampliar perfuração na Margem Equatorial

Estatal busca autorização ambiental para explorar mais três poços no bloco FZA-M-59, na Foz do Amazonas

Publicado em 07/04/2026 às 13:04
Petrobras envia dados ao Ibama para ampliar perfuração na Margem Equatorial © Foto / André Motta de Souza / Agência Petrobras

A Petrobras informou que encaminhou ao Ibama as informações solicitadas para obter autorização de perfuração de mais três poços no bloco FZA-M-59, localizado na bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira. O envio faz parte do processo já em andamento de licenciamento da campanha exploratória.

Segundo a estatal, "esses três poços já estavam no escopo do licenciamento do bloco FZA-M-59". O esclarecimento foi feito ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A campanha no bloco FZA-M-59 teve início com o poço Morpho, em outubro do ano passado, mas foi interrompida em 4 de janeiro após o vazamento de um fluido biodegradável na região da Margem Equatorial. As operações foram retomadas em meados de março.

De acordo com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a exploração do poço Morpho deve ser concluída um mês e meio após o prazo inicialmente previsto, com expectativa de término em meados de junho deste ano.