DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Vance afirma que guerra com Irã deve terminar em breve após metas militares atingidas

Vice-presidente dos EUA diz que Washington aguarda resposta de Teerã até o prazo final imposto por Trump e ressalta otimismo cauteloso para solução diplomática.

Publicado em 07/04/2026 às 10:12
O vice-presidente JD Vance Jim Watson/Foto da Piscina via AP

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, declarou nesta terça-feira (7) que a guerra com o Irã deve ser concluída "muito em breve". Ele indicou que Washington ainda espera avanços diplomáticos até o prazo final estabelecido pelo presidente Donald Trump, às 21h (horário de Brasília).

Durante coletiva ao lado do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, Vance afirmou que "ainda haverá muita negociação" até o limite definido. O vice-presidente anunciou que os objetivos militares dos EUA no Irã já foram alcançados e destacou que o governo americano agora aguarda uma resposta de Teerã, "seja positiva ou negativa".

Vance declarou estar "confiante" de que o Irã responderá à proposta dos Estados Unidos até as 21h de hoje. Ele adotou um tom cautelosamente otimista quanto à possibilidade de resolução: "Tenho esperança de que se chegue a uma boa resolução com o Irã" e "esperamos que o Irã seja inteligente", afirmou. No entanto, ponderou que o país "não é um negociador ágil", embora Washington ainda acredite em um retorno dentro do prazo.

O vice-presidente também buscou moderar o discurso sobre o uso da força, afirmando que Trump "não quer causar dor intensa ao Irã, apesar de ter poder para isso". Sobre a recente ofensiva, Vance explicou que os ataques à ilha de Kharg "não representam uma mudança de estratégia" americana, ao ser questionado sobre os motivos das ações militares.

As declarações ocorrem em meio à escalada retórica de Trump, que aumentou a pressão sobre Teerã ao afirmar que "uma civilização inteira morrerá esta noite" caso não haja acordo para a reabertura do Estreito de Ormuz até o prazo final estipulado.