Ufal intensifica ações emergenciais para iluminação do campus
Articulações com a Ilumina e a Equatorial avançam para reforçar a segurança do campus e ampliar a eficiência energética da Universidade
Ufal realiza ações para melhorar as condições de segurança e mobilidade nos espaços externos do campus
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem avançado em ações voltadas à manutenção e à modernização da rede de iluminação do Campus A.C. Simões, em Maceió. As iniciativas integram um esforço da Gestão Central para melhorar as condições de segurança e mobilidade nos espaços externos do campus, ao mesmo tempo em que prepara novas etapas de eficiência energética e revisão da infraestrutura elétrica interna.
Na última semana, a empresa responsável pela iluminação pública do município de Maceió, Ilumina, deu início ao trabalho de manutenção da rede. A atuação ocorre a partir do termo de cessão onerosa firmado entre a Ufal e a Prefeitura de Maceió, que prevê, entre outras contrapartidas, a manutenção da iluminação das vias internas do Campus A.C. Simões.
Paralelamente, a Ufal também foi contemplada em um projeto de eficiência energética, fruto de parceria com a empresa Ledax no âmbito de chamada pública vinculada à Equatorial e à Aneel. Mesmo com o contrato ainda pendente de assinatura por parte da concessionária, a empresa já forneceu 177 luminárias de LED destinadas à implantação no Campus A.C. Simões.
A Universidade esteve em diálogo com a Equatorial para viabilizar a formalização do contrato e a liberação definitiva da instalação dos equipamentos. A expectativa é que a substituição das luminárias atuais por modelos de LED traga impactos positivos tanto na qualidade da iluminação quanto na redução do consumo de energia elétrica.
“A Ilumina já se prontificou a iniciar a instalação desses equipamentos nos próximos dias, o que trará um ganho imediato de visibilidade e segurança em nossas vias. Deixo aqui um agradecimento especial à professora Nélia Calado, cuja intermediação estratégica foi decisiva para acelerar as negociações e garantir que esses avanços chegassem ao campus com a agilidade que o momento exige”, destacou o pró-reitor de Infraestrutura, Felipe Paes.
Melhorias e ações emergenciais
Outra frente em andamento envolve o Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), que adquiriu holofotes para a melhoria da iluminação do campo de futebol. A Ilumina também se comprometeu a avaliar a viabilidade de realizar essa substituição em curto prazo. Caso não seja possível executá-la de imediato, a previsão máxima para encaminhamento da demanda é de até 60 dias.
Além das ações emergenciais e das melhorias pontuais já em curso, a Ufal também trabalha no planejamento de intervenções estruturantes. A Proinfra está conduzindo um processo para contratação de projeto de modernização da rede interna de distribuição de alta e baixa tensão do campus. A proposta prevê o redimensionamento dessa infraestrutura, hoje considerada antiga e já sobrecarregada pelo crescimento da Universidade ao longo dos anos.
O objetivo é preparar uma nova rede elétrica interna, mais moderna e compatível com as necessidades atuais do campus. Após a conclusão dessa etapa de projeto e orçamento, a Universidade deverá buscar os recursos necessários para viabilizar a execução das obras por meio de licitação.
Segurança e infraestrutura como prioridades da Gestão
Para o pró-reitor Felipe Paes, a melhoria da iluminação e da rede elétrica está diretamente relacionada à segurança da comunidade universitária e ao compromisso institucional com um campus mais estruturado e acolhedor.
“A segurança da nossa comunidade acadêmica é prioridade absoluta, e entendemos que ela passa diretamente por uma infraestrutura resiliente. Por isso, temos intensificado as tratativas com a Equatorial e a Ilumina, reforçando o compromisso da Ufal com a manutenção preventiva e a modernização da nossa rede elétrica”, destacou.
Ele também reforçou que a Universidade continuará buscando novas soluções. “Além dessas ações, a Ufal continuará o diálogo com a Prefeitura de Maceió para que a Ilumina continue realizando ações no campus, especialmente no âmbito das contrapartidas do termo de cessão onerosa firmado entre as partes em 2006. Seguimos trabalhando para que a Ufal seja, cada vez mais, um ambiente seguro e bem cuidado para todos”, concluiu.