Bolsonaro espera voltar ao poder e conta com a ajuda de Donald Trump, diz jornal
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que foi anteriormente acusado de orquestrar uma tentativa de golpe no país em 2022, quer voltar ao poder e espera que o vencedor da eleição presidencial dos EUA, Donald Trump, o ajude nisso.
Banido de concorrer à presidência até 2030 e enfrentando acusações criminais por supostamente planejar um golpe, Bolsonaro (PL), disse em entrevista ao The Wall Street Journal que vê a eleição de Trump como uma mudança de jogo para seu futuro e os políticos de direita na América Latina.
"Trump está de volta, e isso é um sinal de que nós também estaremos", disse ele da sede do seu partido em Brasília.
Bolsonaro também afirmou que planeja concorrer à presidência nas eleições de 2026, apesar da proibição. O jornal explica que Bolsonaro espera que Trump pressione os juízes brasileiros para atrasar a execução da decisão.
"Enquanto o tribunal eleitoral não recusar meu registro, é válido", disse Bolsonaro. "Eles podem adiar isso o mais tempo possível […] até a eleição terminar."
Além disso, o ex-presidente sugeriu que Trump poderia impor sanções econômicas ao governo do atual presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, o que ajudaria a trazê-lo de volta ao poder.