Pedra fundamental da nova sede da Cooperativa dos Artesãos da Barra Nova é lançada pela ABNT, IBRACON e Instituto Nós Por Elas
Projeto deve ser entregue em até 12 meses no antigo endereço da cooperativa
A cidade de Maceió foi sede nesta terça-feira (22), da 65ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto. Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), o evento reuniu na cerimônia de abertura, autoridades do mercado da construção civil, no Centro de Convenções Ruth Cardoso.
Na ocasião foi lançada a nova sede da Cooperativa dos Artesãos da Barra Nova (COOPERARTBAN). O Estado de Alagoas por meio da cidade de Marechal Deodoro, receberá a nova sede, que se encontrava em situação insalubre, com risco iminente de ruína e afundamento de solo.
A iniciativa será viabilizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nós por Elas e o IBRACON. A doação contempla toda a construção da sede, tendo mão de obra e recursos, impactando positivamente a economia criativa de Alagoas, através do artesanato.
Além do anúncio, o presidente da ABNT, engenheiro Mário William Esper, também recebeu o título de sócio honorário do IBRACON. Em sua fala, o presidente destacou que esse era um momento histórico para ABNT, com o lançamento de normas internacionais importantes e com a entrega da nova sede, que foi recebida pelas rendeiras de Marechal durante o evento. Essa edificação será erguida utilizando sistema construtivo inovador e normalizador.
“A ABNT é a única representante do Brasil representante nos fóruns internacionais de normalização e por isso é um compromisso assumido pela ABNT esse projeto social. Em no máximo 12 meses estaremos concluindo a obra e entregando para os artesãos. Além disso, teremos muita inovação tecnológica nesse novo espaço e com os nossos parceiros vamos estar lançando esse projeto durante o congresso”, enfatizou.
A presidente do Instituto Nós Por Elas, parceiro na entrega do projeto, Natalie de Castro, salientou o objetivo em fomentar espaços culturais como a cooperativa. “Tenho a felicidade de estar aqui para dar o pontapé inicial de uma ação muito bonita que é reerguer o espaço em que as rendeiras fazem um trabalho belíssimo, completamente apaixonante. O instituto é um parceiro de muito tempo da ABNT e com essa ação a gente tem a felicidade de contribuir para emancipar financeiramente mais mulheres, para que elas trabalhem com dignidade”, pontuou.
Recebidas no palco da abertura para uma fala emocionante, a presidente da COOPERARTBAN, Lidinalva Oliveira, destacou a necessidade que as rendeiras estavam enfrentando com o espaço precário e como a reforma irá possibilitar a ampliação do artesanato e da renda das artesãs.
“Esse projeto é muito importante e caiu como um milagre nas nossas vidas. É muita emoção porque a gente vem lutando há 20 anos em um local sem muita estabilidade. O nosso espaço estava em ruínas mesmo e a gente esperando uma alternativa, que acontecesse algo, que fizesse o que está sendo feito agora. Mas esse presente tenho certeza que veio de Deus, porque a gente não estava esperando. Todo mundo está completamente emocionado com essa situação”, declarou.
O diretor presidente do IBRACON, Júlio Timerman, salientou o viés social promovido entre as instituições. “O IBRACON tem 52 anos de existência e tem desenvolvido ações conjuntas com a ABNT no âmbito técnico das normas na área do concreto e sustentabilidade. Outra ação importante é a ação social, no sentido de proporcionar conforto e bem estar para a sociedade, o que estamos promovendo para essa Cooperativa”, conta.
Representando o município de Marechal Deodoro, a Secretária Municipal de Turismo, Cláudia Pêssoa, se disse muito feliz com a parceria. “A ABNT e o IBRACON tiveram um olhar diferenciado para o nosso município, especialmente para aquelas mulheres da Cooperativa de Artesãos da Barra Nova. Sem dúvida esta ação fará a diferença na vida, não somente das mulheres cooperadas, mas de muitas famílias que produzem o bordado filé, o artesanato da nossa terra, em prol de um coletivo”, afirmou.
A arquiteta responsável pela execução do projeto, Daiana Schuch, explicou que a casa existente já foi demolida para dar início à construção nova ainda nos próximos dias. Ao todo serão duas fases do projeto: a primeira com a demolição, limpeza do terreno e implantação da base, para então iniciar a segunda fase que é a construção do projeto em si.
“Isso significa um sonho de 20 anos, porque elas já receberam uma sede em condições de manutenção e como elas não têm um rendimento suficiente, nunca foi possível fazer a manutenção dessa construção. Esta edificação nova representa esperança, renovação e força, que vai mudar consideravelmente como a sociedade enxerga aquela cooperativa”, parabeniza.
A noite foi finalizada com a entrega de prêmios e homenagens, além da apresentação de um vídeo institucional sobre o trabalho da COOPERARTBAN e o projeto da nova sede, que deve ser entregue no ano que vem.