Energia mais cara puxou aumento de 0,44% na inflação em setembro
Em setembro, a inflação do país acelerou 0,44%. O resultado é maior que o do mês anterior, quando a inflação estava negativa em -0,02%. A alta do IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é fruto do aumento dos preços da energia elétrica residencial. O serviço teve alta de aproximadamente 8% em relação ao mês de agosto. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.
Segundo o gerente da pesquisa, André Almeida, as bandeiras tarifárias explicam a alta da energia elétrica.
O setor de alimentação e bebidas também registrou alta em setembro, após dois meses seguidos de queda. O aumento do preço da carne bovina e de algumas frutas, como laranja e limão, é consequência do clima seco e da forte estiagem durante o mês.
Nas despesas pessoais, o valor dos cinemas caiu mais de 8% em setembro. Mesmo período em que ocorreu a semana do cinema pelo país, em que foram oferecidos diversos descontos nos ingressos.
No ano, a inflação acumulada é de 3,31%. Nos últimos 12 meses, o acumulado sobe para 4,42%.
Já o INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que abrange apenas as famílias com rendimento entre um e cinco salários mínimos, teve alta de 0,48%. O resultado também ficou acima do de agosto.
Economia Alta do IPCA foi divulgada nesta quarta-feira (09) pelo IBGE Brasília 09/10/2024 - 16:41 Paula de Castro/ Izabella Silveira Estagiário Caio Azevedo com supervisão de Paula de Castro IPCA inflação energia elétrica quarta-feira, 9 Outubro, 2024 - 16:41 1:47