REATIVAÇÃO

X volta a funcionar e já é inundado por memes brasileiros; veja

Por Augusto de Sousa Publicado em 09/10/2024 às 15:28
Celular com acesso ao X (ex-Twitter) Reprodução

A rede social X, antigo Twitter, voltou a funcionar no Brasil nesta quarta-feira (9), sem o auxílio de VPN ou outras ferramentas para driblar a regulamentação online, após mais de um mês. Bastaram algumas horas da liberação para que os brasileiros inundassem a plataforma de memes sobre o assunto.

O bloqueio da plataforma foi uma resposta à falha em remover perfis que disseminavam mensagens criminosas e extremistas. Entre as exigências estavam a suspensão de contas que propagavam conteúdos ilícitos e a nomeação de um representante legal no país. O valor de R$ 26,8 milhões de reais em multas foi pago corretamente na última terça-feira (8), finalizando todas as pendências para o retorno do X ao Brasil.

Entre celebrações e protestos, termos como “voltamos” e “#ForaMoraes” figuram entre os trending topics, barra de assuntos mais comentados, ao lado dos nomes de Alexandre de Moraes e Elon Musk, além das plataformas rivais, como Threads e Bluesky, o principal foco dos “tuiteiros”.

Com quase 100 mil curtidas, um meme publicado pelo perfil “isso é o mais puro suco de Brasil”, se destacou das demais postagens. A imagem faz uma sátira do movimento “Eu Escolhi Esperar”, em que evangélicos apoiam a realização de sexo somente após o casamento. “Eu nunca usei VPN”, diz a peça.

Durante o período sem o X, os brasileiros se incomodaram com o algoritmo do Threads, alegando que a ferramenta não entrega assuntos relevantes, e das limitações do Bluesky, que só nas últimas semanas passou a permitir vídeos de até 1 minuto, o que exigia que os memes fossem distribuídos em formas de gif.

“Não aguentava mais o gato, o gif de cachoeira, o ‘morreu agorinha'”, publicou uma usuária do X em comemoração. “É, Bluesky e Threads, acabou para vocês”, escreveu outro tuiteiro, cujo nome no perfil aparece como “ex-usuário do Threads e Bluesky”.

Galeria de fotos