HISTÓRIA HOJE

Fake news dizia que Paul McCartney estava morto

Publicado em 23/09/2024 às 09:41

Baixar

“Algo errado com Paul McCartney? Pistas sugerem que é possível que o Beatle esteja morto". Era o que dizia o título de uma matéria no jornal “Northern Star” em 23 de setembro de 1969. O artigo ajudou a reforçar uma teoria de 1966 de que o Beatle havia sido substituído por um sósia após um acidente de carro.

A ideia conspiratória de que Paul estava morto foi baseada na análise de capas de álbuns e músicas da banda britânica. Em outubro do mesmo ano, uma rádio de Detroit ajudou a divulgar o boato. Algumas pessoas acreditaram que tocando os discos ao contrário era possível ouvir mensagens que faziam referência à morte do Beatle.

Em seguida, o Michigan Daily disse que havia novas evidências sobre o caso. De acordo com o jornal, “estudos de impressão vocal confirmaram a diferença no timbre da voz entre o Paul original e o falso”. O texto destacava que a capa do Sgt.Pepper de 1967 trazia pistas da morte de Paul com a representação de um túmulo.

O artigo também analisou a capa do álbum recém-lançado Abbey Road, de 1969. Segundo ele, Paul representava o ressuscitado e por isso estava descalço. Além disso, o suposto sósia levava um cigarro na mão direita enquanto o Paul verdadeiro era canhoto.

Em entrevista a Rolling Stones, em 1974, Paul comentou sobre o boato. Disse que alguém do escritório ligou e disse: “Olha, Paul, você está morto". E ele respondeu: “Ah, eu não concordo com isso.”

Em 2023, 54 anos depois, o jornal “Northern Star” pediu desculpas a Paul McCartney “pela falsa edição impressa que especulou de forma antiética que ele estava morto” e também admitiram que o artigo de 1969 era antiético. Além de espalhar o boato, “Northern Star” foi acusado de plagiar a história de um periódico universitário. Diante disso, o jornal também lamentou ter plagiado os “esforços jornalísticos” do Times-Delphic, que havia publicado uma notícia semelhante na semana anterior.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Apresentação: José Carlos Andrade

Edição Web: Marizete Cardoso

História Hoje. Foto Arte/EBC
© Arte/EBC
Geral Brasília 23/09/2024 - 07:20 História Hoje História Hoje segunda-feira, 23 Setembro, 2024 - 07:20 169:00