Trump culpa Biden e Kamala por atentado: “Não me protegeram adequadamente”
O ex-presidente Donald Trump afirmou que não foi protegido “adequadamente” pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos durante o atentado sofrido durante comício no último dia 13. Ele ainda culpou o presidente do país, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, pela falha no esquema de segurança.
A declaração foi dada após Kimberly Cheatle, agora ex-diretora da agência federal, renunciar nesta terça (23). “A administração de Biden/Harris não me protegeu adequadamente e fui forçado a levar um tiro pela democracia. Foi minha grande honra fazer isso”, afirmou Trump em sua rede social, a Truth Social.
O republicano ainda fez outros ataques contra Kamala na plataforma, chamando-a de “mentirosa” e dizendo que ela “destrói tudo o que toca”.
Cheatle anunciou sua renúncia ao posto após críticas sobre falhas de segurança durante o atendado e pressão de políticos republicanos do país. Ela foi nomeada para o cargo em agosto de 2022 e chegou a ser elogiada por Biden, que destacou sua competência e experiência.
Dois dias após o atentado contra Trump, ela admitiu a falha na segurança e afirmou que o problema “foi inaceitável”. “A responsabilidade é minha”, apontou na ocasião.
A tentativa de assassinato contra o ex-presidente ocorreu em um comício na Pensilvânia. Thomas Matthew Crook, o atirador, foi morto após efetuar os disparos, que acabaram deixando um espectador morto e outros dois feridos.