Ampliação da oferta de cursos profissionalizantes e do número de vagas para jovens aprendizes foi um dos temas discutidos no encontro
Os diretores regionais do Sesc Alagoas, Carlos Pessoa, e do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, se reuniram com o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho, na manhã desta segunda-feira (22), no Sesc Poço. O objetivo do encontro, que contou também com a participação do auditor fiscal do Trabalho Leandro Carvalho, foi fortalecer a relação entre as instituições e alinhar medidas que beneficiem jovens aprendizes em Alagoas.
A ampliação da oferta de cursos profissionalizantes pelo Senac Alagoas e do número de vagas para jovens aprendizes pelo Sesc Alagoas foram duas das proposições discutidas durante o encontro. De acordo com Cícero Filho, o objetivo é ampliar oportunidades de qualificação profissional e de trabalho para jovens alagoanos. “Foi uma reunião articulada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, juntamente com as direções das casas Sesc e Senac, para que a gente pudesse estreitar os laços, qualificar jovens e, a partir disso, inseri-los no mercado de trabalho. Com certeza virão bons frutos”, afirmou.
Leandro Carvalho destacou que a parceria com o Sistema Fecomércio é estratégica para a ampliação da educação profissional no estado. “Hoje, a aprendizagem profissional é uma realidade para mais de 3 mil jovens alagoanos e a gente quer alcançar, pelo menos, mais 30% neste ano. A gente entende que a Fecomércio AL é um parceiro necessário, e que o Senac é fundamental nessa discussão, principalmente na abertura dessas turmas”, comentou.
Segundo Carvalho, além de ampliar a oferta de cursos, é necessário também expandir as oportunidades para jovens que buscam ser inseridos no mercado de trabalho. “O Sesc é um parceiro também fundamental, principalmente porque ele também contrata aprendizes, ela é uma empresa cotista. Então, a gente quer que o Sesc seja um instrumento de formação para esses aprendizes”, disse.
De acordo com Carlos Pessoa, a formação dos jovens representa uma oportunidade de transformação social. “Queremos apoiar a formação desses jovens por meio dos nossos projetos, possibilitando uma formação concomitante com a educação profissional que está sendo trabalhada, e reafirmar nosso apoio ao programa, discutindo também a ampliação do nosso quadro de aprendizes”, comentou.
Dietschi destacou a relevância de mais uma iniciativa do Sistema Comércio e a efetividade do Programa de Aprendizagem. “O Senac tem uma atuação muito importante e a parceria junto ao Ministério de Trabalho e Emprego, à Superintendência e ao Auditor do Trabalho fortalece ainda mais a essa atuação. Além de direcionar para uma assertividade melhor em relação à oferta de turmas para aprendizagem. Isso E aí fortalece a aprendizagem e todo o segmento econômico que o Sistema representa”, afirmou.
O diretor de Educação Profissional do Senac, Sandro Diniz, foi categórico ao afirmar que a instituição está retomando os fóruns de aprendizagem, em Maceió, no próximo dia 7 de agosto e no dia 20, em Arapiraca. “Todas as entidades que ofertam um programa de aprendizagem serão convidadas a participar, além das entidades que fiscalizam toda essa demanda da aprendizagem, como a Superintendência, o Ministério Público do Trabalho, os auditores. É uma oportunidade para fortalecer todo o Sistema Comércio por meio do programa de aprendizagem, que é o nosso principal vetor para a inserção no mundo do trabalho”, enfatizou.