Atleta do Sesi representa Alagoas no campeonato brasileiro paralímpico de natação
Deficiente visual, Wiliam Costa já está em São Paulo para a competição que começa nesta sexta-feira, 6
O alagoano William Costa, de 32 anos, aluno do Programa Sesi Pessoas com Deficiência (PSPCD), já está em São Paulo-SP, juntamente com o treinador Pablo Lucini, onde participa da modalidade natação do Campeonato Loterias Caixa, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Ele é deficiente visual e conseguiu a classificação após obter os melhores índices de tempo no campeonato alagoano.
O evento começa nesta sexta-feira (6/12) e segue até domingo (8/12). No Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, acontecem os campeonatos brasileiros de atletismo, halterofilismo e natação. Já no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro-RJ, serão realizadas as competições de tiro esportivo. No total, 1.197 atletas participarão do evento, sendo 737 no atletismo, 289 na natação, 122 no halterofilismo e 49 no tiro esportivo.
O professor do Sesi Pablo Lucini conta que ir para um campeonato nacional é resultado de um trabalho que visa, em primeiro lugar, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência por meio do esporte. “Não podemos esquecer que estamos em um projeto onde se trabalha não somente com alto rendimento. É por causa do grande número de pessoas que procuram o PSPCD que acabam aparecendo os talentos. William é um menino muito guerreiro, que veio de Japaratinga e hoje está morando aqui [em Maceió]”, afirmou.
De acordo com Lucini, o índice para conseguir participar do Brasileiro foi alcançado após cinco anos de trabalho intenso, o que acaba gerando expectativas. “Ele chega bem, as expectativas são boas, já foi alcançado o nosso objetivo. Ir para um campeonato brasileiro não é para qualquer um. São poucas pessoas, muito poucas as pessoas do Nordeste. Enfim, William é o melhor atleta visual do estado de Alagoas”, declarou ele, que manifestou gratidão à diretora de Segurança e Saúde para a Indústria (SSI) do Sesi, Cláudia Piatti, por acreditar no projeto .
Dedicação para ser o melhor do Brasil não falta. “Estou focado, firme e treinando com intensidade. Estou conseguindo baixar meus tempos nos treinos e quero manter isso na competição para trazer a medalha, representando o nosso estado”, garantiu William.