Seduc intensifica ações de combate à evasão escolar com o programa “Buscae em Rede”
Encontro formativo reúne gestores para fortalecer estratégias de permanência dos alunos na rede estadual
Para fortalecer o enfrentamento à evasão escolar na rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nos dias 7 e 9, o Encontro Formativo “Buscae em Rede”. Organizado pela Superintendência da Rede Estadual de Ensino (Sure), pela Gerência Especial de Combate ao Abandono e à Evasão Escolar (Gecae) e pela Gerência Especial de Acompanhamento e Assistência aos Colegiados das Unidades de Ensino (Geace), o evento reuniu gestores das escolas estaduais da capital no Centro de Formação Dr.
O encontro faz parte de uma agenda estratégica da Seduc para enfrentar o abandono e a evasão escolar já no início do ano letivo, priorizando a permanência dos estudantes e a garantia do fluxo escolar contínuo.

“Buscae em Rede”
Durante o evento, a secretária-executiva de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino, ressaltou a importância do diálogo permanente entre escola e Secretaria, defendendo uma atuação articulada e colaborativa. "Queremos fazer não somente um movimento daqui para a escola, mas também da escola para cá. Precisamos fortalecer esse movimento de mão dupla", afirmou.
Sandra Vitorino também destacou o papel estratégico das equipes gestoras na consolidação de uma liderança baseada na vigilância, no alinhamento interno e no compromisso com o estudante. "Vocês são os líderes da escola. A liderança é construída todos os dias, com diálogo, responsabilidade e foco no nosso objetivo principal, que é garantir que nossos alunos permaneçam na escola", completou.
Em seguida, a gerente da Geace, Clara Morgana, explicou que o momento formativo buscou não apenas discutir estratégias concretas de enfrentamento à evasão, mas também refletiu sobre fatores que se afastam para o afastamento dos estudantes, incluindo diferentes formas de violência.
Combate à evasão e à violência
No encontro, gestores de unidades escolares compartilharam experiências práticas sobre a implementação de estratégias de busca ativa e prevenção da evasão.
Edilson Ferreira, gestor da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, no Cepa, destacou o trabalho conjunto entre equipe cláusula, professores e mentores para identificar estudantes em situação de vulnerabilidade. “Trabalhamos com o acolhimento dos nossos estudantes, com a escuta ativa em rodas de conversa, e também envolvemos as famílias, que são nosso elo com a escola, para garantir a presença e o acompanhamento contínuo dos alunos”, explicou.
A gestora da Escola Maria José Loureiro, Ana Carla Farias, reforça a importância da articulação entre escola, professores e família no enfrentamento de casos de violência e na busca ativa de estudantes faltosos. “É primordial a parceria da família e dos nossos professores, com registro no sistema, comunicando faltas e mantendo o diálogo com a comunidade escolar, para que possamos prevenir a evasão e garantir o pertencimento dos alunos à escola”, concluiu.