União dos Palmares recebe segunda turma do CRIAndo Renda para capacitação de famílias do Cria
Programa oferece cursos gratuitos e busca promover autonomia e geração de renda para responsáveis por crianças das Creches Cria e beneficiários do Cartão Cria.
Teve início nesta segunda-feira (6), em União dos Palmares, a segunda turma do Programa CRIAndo Renda, iniciativa da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria).
O programa é direcionado a responsáveis por crianças matriculadas nas Creches Cria e beneficiárias do Cartão Cria. Nesta etapa, 165 pessoas serão contempladas com cursos gratuitos de qualificação profissional, voltados à geração de renda e promoção da autonomia. Entre as opções estão capacitações nas áreas de doces e salgados, unhas em gel, design de sobrancelhas e gestão de mídias sociais, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e no empreendedorismo.
Qualificação e autonomia
A ação é resultado da parceria entre a Secria e a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), com o objetivo de fortalecer o Programa Cria por meio da qualificação profissional, geração de renda e promoção da autonomia econômica das famílias, com atenção especial às mulheres.
A estratégia integra o cuidado integral à criança com oportunidades de inserção produtiva, permitindo que responsáveis por crianças nas creches Cria e beneficiárias do Cartão Cria participem de processos de qualificação e ampliem suas chances no mercado de trabalho ou no empreendedorismo.
Enfrentamento das desigualdades
A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, destacou que o programa vai além da capacitação técnica, atuando diretamente no enfrentamento das desigualdades sociais. "Promover autonomia é também garantir dignidade e romper ciclos históricos", afirmou.
“Quando falamos em geração de renda, falamos de poder: poder de escolha, decisão e mudança de trajetória. Não é apenas ensinar uma técnica, mas garantir que essas mulheres tenham condições reais de não depender de contextos que as limitam, construindo uma vida com mais liberdade e dignidade”, completou.
Caroline Leite também ressaltou que iniciativas como o CRIAndo Renda fortalecem o papel das políticas públicas na transformação social, especialmente ao alcançarem diferentes territórios do estado.
Impacto nas famílias
A gerente executiva de Assistência Social da Secria, Luiza Marinho, ressaltou o impacto direto do programa na vida das famílias. Segundo ela, a qualificação profissional, aliada ao cuidado com a primeira infância, amplia perspectivas e gera mudanças concretas.
“O programa chega com um olhar atento à realidade dessas pessoas. A qualificação profissional abre caminhos, amplia possibilidades e contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias”, explicou.
Luiza destacou ainda que a escolha dos cursos considera as demandas locais e as oportunidades reais de geração de renda. “A ideia é que essas pessoas saiam preparadas para empreender, acessar o mercado de trabalho e transformar suas realidades a partir do que aprenderam”, concluiu.