Alagoas

Samu nas Escolas leva conhecimento e conscientização para mais uma unidade de ensino de Maceió

Publicado em 22/11/2024 às 17:14
No encerramento da atividade, os alunos puderam visitar a ambulância do Samu Arnaldo Santtos / Ascom Samu
Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Mais uma unidade escolar em Maceió foi contemplada com o projeto Samu nas Escolas. Desta vez, a Escola Municipal Pio X, situada no bairro do Prado, em Maceió, recebeu a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

O projeto de extensão é conduzido por acadêmicos de Medicina, Serviço Social e Enfermagem. Ele tem como objetivo principal orientar crianças e adolescentes sobre os perigos dos trotes, que podem atrasar o socorro de quem realmente precisa do Samu.

 

A iniciativa também leva às escolas noções básicas de primeiros socorros, fundamentais para serem colocadas em prática nas ocorrências em que os socorristas do Samu ainda não foram acionados ou não chegaram ao local solicitado.

 

Os alunos, com idades entre 11 e 16 anos, do 6º ao 9º ano, participaram de atividades práticas e teóricas. Foram repassadas orientações sobre como agir em situações de queimaduras, choques elétricos, desmaios, engasgos e quedas da própria altura. Os estudantes também aprenderam como reconhecer sinais de gravidade e acionar corretamente o Samu pelo número 192, reforçando a importância de não realizar trotes que possam atrasar atendimentos de urgência.

 

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou os benefícios do projeto. “Além de reduzir os trotes, que prejudicam o atendimento de urgências, o projeto forma alunos multiplicadores de informações sobre primeiros socorros, fortalecendo a cultura da prevenção em Alagoas. Essa ação reflete nosso compromisso em promover uma saúde mais acessível e educativa”, enfatizou.

 

No encerramento da atividade, os alunos puderam visitar a ambulância do Samu, onde os acadêmicos explicaram sobre os equipamentos usados nos atendimentos de emergência. O entusiasmo e a interação dos estudantes mostraram que o Samu nas Escolas cumpriu mais uma vez seu papel de educar e conscientizar as futuras gerações sobre a importância dos primeiros socorros e do uso responsável dos serviços de emergência.

 

A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a relevância da iniciativa. “O projeto é essencial para educar nossos jovens e reduzir as consequências de acidentes. Os alunos tornam-se aliados importantes, pois podem ajudar os socorristas com informações precisas durante um chamado, contribuindo para um atendimento mais eficiente e humanizado”, frisou.

 

Beneficiada

 

A aluna Anne Karoliny Passos Oliveira, de 13 anos, demonstrou entusiasmo com a experiência. “Gostei muito de aprender como socorrer uma pessoa que se engasga e como apagar o fogo em caso de incêndio. Também amei conhecer a ambulância do Samu, pois sempre tive curiosidade sobre isso. Foi muito importante falarem sobre os trotes também”, destacou.

 

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pio X, Claudete Fidélis, elogiou o evento. “Foi de grande importância e extremamente proveitoso para a aprendizagem dos nossos alunos, pela riqueza dos temas apresentados e a competência dos jovens instrutores. Agradecemos bastante a vinda do Samu, que trouxe informações valiosas para todos nós”, completou.