Em Pernambuco, comitiva da Seprev faz reunião com gestores estaduais e conhece Centro Comunitário da Paz
A secretária de Estado de Prevenção à Violência, Paloma Tojal, se reuniu, na quinta-feira (21), com gestores das Secretarias da Criança e Juventude e da Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco para conhecer as políticas públicas desenvolvidas naquele estado nas áreas da Justiça, Direitos Humanos, Política Sobre Drogas e promoção da Cidadania. O encontro oportunizou a troca de experiências e boas práticas na busca pelo aprimoramento das políticas desenvolvidas em ambos os estados.
“Nossa visita à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco foi muito positiva. Do ponto de vista de gestão, trocamos experiências, aprendemos sobre o que eles estão fazendo por lá e apresentamos o que estamos desenvolvendo em nosso estado. O Governo de Alagoas acredita muito no poder desses intercâmbios, das trocas de vivência entre os estados, especialmente os vizinhos, que têm características sociais e culturais semelhantes, como é o caso de Pernambuco e Alagoas”, afirmou a secretária.
A agenda continuou nesta sexta-feira (22), com uma visita técnica a uma unidade do Centro Comunitário da Paz (Compaz), equipamento presente em territórios periféricos do Recife que tem o objetivo de contribuir para a construção da cultura de paz a partir da oferta de programas que integram educação, lazer, esportes, cultura, cidadania e oportunidades para crianças, jovens e adultos.
Paloma explica que a iniciativa servirá de inspiração para a implantação de um equipamento semelhante em Alagoas: o Centro Comunitário pela Vida (Convive). De iniciativa do Governo Federal, o Convive irá promover a geração de oportunidades, inclusão social, assistência médica, entre outros serviços essenciais em territórios vulneráveis.
“O Compaz, da Prefeitura do Recife, tem muita similaridade com o que será o Convive, o Centro Comunitário Pela Vida que faremos em Alagoas em parceria com o Governo Federal, um equipamento público que gera oportunidades, melhoria da qualidade de vida, convivência cidadã e promoção da cultura de paz. Foi muito bom conhecer, entender o funcionamento e ter referências para levar para o nosso estado”, disse a gestora.
Também participaram da agenda a secretária executiva de Gestão Interna da Seprev, Eliza Pessoa; o superintendente de Prevenção à Violência, Anax Bruno; e representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil (UNODC).