ASSEMBLEIA

General André Ribeiro é homenageado com o título de Cidadão Honorário de Alagoas

Por Comunicação/ALE Publicado em 22/11/2024 às 12:38

Por iniciativa do deputado Cabo Bebeto (PL), a Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 22, uma sessão solene para concessão do título de Cidadão Honorário de Alagoas ao general de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, pelos relevantes serviços prestados ao Estado e aos alagoanos. A honraria recebeu a aprovação unânime dos parlamentares que compõem a Casa de Tavares Bastos. Compareceram à solenidade o desembargador do TJ/AL, Otávio Leão Praxedes; o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Adelmo de Souza; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Verçosa; o procurador de Estado, Romany Cansanção; o representante da Polícia Militar de Alagoas, tenente-coronel F. Soares; o delegado de Polícia, Robervaldo Davino; o ex-comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Albérico Ramos de Oliveira, além de representantes do Exército Brasileiro.

André Luiz Aguiar Ribeiro, natural do Rio de Janeiro, incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 21 de fevereiro de 1983, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), com sede em Campinas-SP, e foi declarado aspirante a Oficial da Arma de Infantaria, em 1989, sendo classificado no 19° Batalhão de Caçadores, sediado em Salvador, na Bahia. Já comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), Grande Unidade à qual pertence o 59° Batalhão de Infantaria Motorizado (59° BI Mtz), determinou o desencadeamento de ações de apoio às defesas civis de Alagoas e de Maceió, não medindo esforços em colocar à disposição todas as organizações militares subordinadas à 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, por ocasião da Operação Alagoas, que consistiu em um exercício de ajuda humanitária no contexto do afundamento do solo do Bairro Pinheiro, em Maceió.

Para o deputado Cabo Bebeto é uma grande satisfação para o Parlamento conceder o título de Cidadão ao general André Luiz Aguiar Ribeiro. “Sob o seu Comando, a ‘Mão Amiga' da 10ª Bda Inf Mtz, por intermédio do 59º BIMtz, tem contribuído de forma significativa na realização de diversas ações cívico-sociais no Estado de Alagoas, sempre trabalhando em parceria com os diversos órgãos governamentais e clubes de serviços, a exemplo do incentivo aos militares à constante doação voluntária de sangue aos hemocentros de Maceió, no contexto da Campanha Institucional do Exército: Ajudar está em nosso sangue; distribuição de alimentos por ocasião a Campanha Institucional do Exército: Ajudar está em nossas mãos – doe alimentos e brinquedos, quando foram distribuídas marmitas à pessoas cm vulnerabilidade social da capital alagoana, assim como, cerca de uma tonelada de alimentos à população carente do Sertão Alagoano”, destacou.

O deputado disse ainda que sob o comando do general Ribeiro, à frente do 10ª Bda Inf Mtz, o 59° BI Mtz coordena o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Nordestino; a Operação Carro-Pipa, uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Defesa, que distribui água potável de qualidade para 38 municípios do Sertão Alagoano, beneficiando cerca de 150.000 pessoas. “Alinhado com as diretrizes do Comando da 10ª Bda Inf Mtz, o 59º BI Mtz interage diretamente com a sociedade alagoana, ao incorporar, anualmente, cerca de 280 jovens, entre soldados, alunos, sargentos e oficiais temporários, os quais, após um período mínimo de um ano nas fileiras da instituição militar, retornam às suas atividades com um sólido conhecimento cívico e preparados para enfrentar e vencer os desafios que a vida oferece”, afirma Cabo Bebeto.

Muito emocionado, o general André Luiz Aguiar Ribeiro agradeceu a homenagem e destacou sentir-se honrado ao receber o título de Cidadão de Alagoas. “Retornar a Maceió é motivo de muita satisfação, mais ainda para receber esse titulo, que é um grande orgulho. Durante o tempo que passei comandando a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada no Recife, tive na sociedade alagoana, nas esferas federal, estadual e municipal, verdadeiros integradores e parceiros. Todas as demandas da Brigada não teriam sido possíveis se não fosse essa parceria com as instituições alagoanas. O Exército Brasileiro tem uma grande marca: braço forte, que é a vertente operacional, e mão amiga, caracterizando o compromisso da instituição com o progresso social. Portanto, me sinto orgulhoso deste título, mas tenho a plena convicção de que devo compartilhar com todos aqueles que trabalharam comigo nestas ações", ressaltou.

O homenageado ainda idealizou e operacionalizou a implantação, no âmbito da 10ª Bda Inf Miz, o Projeto Desmobilização, que tem por finalidade auxiliar o militar temporário, no seu último ano de serviço, para o retorno à sociedade, após ser desincorporado das fileiras do Exército Brasileiro. Esse auxílio pode ser realizado de diversas maneiras, como a capacitação técnica-profissional em uma área ou a flexibilização dos horários, visando à facilitar os mecanismos de aprendizado em cursos, contribuindo para a inserção de cidadãos alagoanos no mercado de trabalho. Por ocasião da Operação de Garantia da Votação e Apuração, durante o pleito eleitoral de 2022, tropas integrantes da 10ª Bda Inf Mtz, tendo como unidade base o 59º BI Mtz, atuaram em parceria com o TRE-AL e com os órgãos de Segurança Pública estaduais, garantindo a segurança e a tranquilidade das eleições em Alagoas.