SAÚDE

Hospitais de Emergência da Sesau atendem mais de 250 pessoas no Dia da Consciência Negra

Por Thallysson Alves e Tony Medeiros Publicado em 21/11/2024 às 11:57
No HGE, durante o feriado do Dia da Consciência Negra, entre as 102 pessoas assistidas, 14 apresentaram ferimentos em razão de acidentes de trânsito_FOTO_Carla Cleto 3 Carla Cleto

Os profissionais de plantão nos dois hospitais de emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atenderam 255 pacientes durante o feriado do Dia da Consciência Negra, ocorrido na quarta-feira (20). Conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (21), o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, assistiu 153 pacientes e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, acolheu 102.

 

O HGE é referência para o atendimento de usuários provenientes da I Macrorregião de Saúde do Estado, formada por 56 municípios que incluem a capital alagoana, a grande Maceió, além da Zona da Mata e os Litorais Norte e Sul. Já o Hospital do Agreste presta assistência aos moradores da II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

 

No Hospital do Agreste, que registrou o maior número de atendimentos, foram assistidas 30 vítimas de acidentes de trânsito, sendo 15 somente de acidentes envolvendo motocicletas, seis por sinistros com bicicletas e nove por colisão entre veículos. Os profissionais também acolheram 17 vítimas de corpo estranho no olho, ouvido, garganta ou nariz. 

 

Ainda foram atendidas quatro vítimas de intoxicação exógena e uma por agressão corporal. O Hospital do Agreste acolheu três pessoas que sofreram mordidas de cachorro, duas vítimas de picada de escorpião e uma por picada de inseto e mais uma por mordida de gato.

 

A maior unidade hospitalar do interior do Estado também acolheu sete vítimas de pancada e sete que sofreram acidente de trabalho. Vinte pessoas deram entrada no hospital por queda da própria altura e seis por queda de altura.

 

Outras sete pessoas foram atendidas após sofrerem luxações ou entorses e uma foi assistida por apresentar queimadura. No feriado do Dia da Consciência Negra foram realizados seis exames de tomografia computadorizada, um exame de raios-X e seis procedimentos cirúrgicos.

 

HGE

Já no HGE, dos 102 usuários atendidos durante o plantão do feriado do Dia da Consciência Negra, 74 apresentaram casos clínicos. Vinte e sete deles sofreram acidentes, sendo 14 casuais, um de trabalho e 14 de trânsito, dos quais sete se feriram em colisões, seis em quedas de motocicleta e um em queda de bicicleta. 

 

O maior hospital público do Estado também assistiu uma pessoa que sofreu agressão por arma de fogo. A unidade realizou três cirurgias, 28 internações e três transferências, além de ter concedido 41 altas médicas no período da meia noite até às 23h59 da quarta-feira (20).