Técnicos da Caixa Econômica Federal visitam CISP 3 do Benedito Bentes
Representantes da Caixa Econômica Federal visitaram, na manhã desta terça-feira (19), o Centro Integrado de Segurança Pública do tipo 3 (CISP 3), localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió. O objetivo foi fiscalizar a obra e atestar a qualidade do equipamento, que representa o maior contrato de repasse já firmado entre o banco e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Acompanhando a inspeção, estiveram presentes o delegado João Marcelo, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), e o engenheiro da SSP, Elisson Medeiros.
“A visita da Caixa foi uma oportunidade para que a instituição verificasse de perto o cumprimento do compromisso firmado pelo Estado: oferecer mais segurança por meio de investimentos em infraestrutura e equipamentos. Esse esforço garante que as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, possam atuar com mais eficiência e agilidade”, destacou Elisson. O CISP do Benedito Bentes, que agora abriga a sede da Dracco, e o CISP do Trapiche da Barra, onde funciona o Batalhão de Operações Especiais (Bope), foram construídos com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Tesouro Estadual.
Pioneirismo na construção modular
O engenheiro Elisson Medeiros ressaltou o pioneirismo da SSP na adoção do modelo modular, que permite a entrega das obras em menos tempo, com alta qualidade tecnológica.
“A empresa responsável pela construção utilizou um sistema modular que garante eficiência e celeridade. Com isso, o Estado conseguiu viabilizar rapidamente os recursos e entregar à sociedade uma infraestrutura de ponta, reforçando a segurança pública. O cidadão agora tem à disposição um equipamento que simboliza uma das maiores conquistas de Alagoas nesse setor”, afirmou. Estrutura dos CISPs Tipo 3
Os CISPs Tipo 3 do Benedito Bentes e do Trapiche da Barra receberam investimentos de R$ 7,6 milhões do Tesouro Estadual e R$ 25,4 milhões em recursos federais.
Esses complexos modernos contam com 67 compartimentos projetados para atender às necessidades de policiais e da população. Com dois andares, incluem 13 salas, 15 alojamentos, celas, solários, banheiros, uma central de operações, refeitório, quadra esportiva, gerador e estacionamento. Acessibilidade é garantida em todas as áreas, com elevador incluso.
Atualmente, Alagoas dispõe de 56 CISPs em funcionamento: 44 do tipo 1, nove do tipo 2 e três do tipo 3.