SEGURANÇA

Nova aeronave H-135 reforça Serviço Aeromédico e reduz tempo-resposta em Alagoas

Por Arnaldo Santtos / Ascom Samu Publicado em 18/11/2024 às 17:15
H-135 é o modelo mais utilizado no mundo para operações de segurança pública e salvamento Edvan Ferreira / Agência Alagoas

O Serviço Aeromédico do Samu Alagoas ganhou um reforço significativo com a nova aeronave H-135, adquirida pelo Governo do Estado. O helicóptero, fabricado pela Airbus, foi apresentado pelo governador Paulo Dantas nesta segunda-feira (18), durante cerimônia no Departamento Estadual de Aviação (DEA), em Marechal Deodoro.

 

O H-135 é o modelo mais utilizado no mundo para operações de segurança pública e salvamento. Com velocidade máxima de 287 km/h e alcance de 635 km, o bimotor é capaz de realizar voos noturnos e operar em condições adversas, garantindo maior eficiência e eficácia nos atendimentos.

 

A aquisição da aeronave foi viabilizada por recursos próprios do Estado, emendas parlamentares e apoio federal. A nova aeronave fará parte do Programa Salva Mais, que integra o Samu e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).

 

"Este helicóptero vai atuar em múltiplas missões, desde o combate ao crime, até o salvamento de vidas. É um investimento robusto, que demonstra nosso compromisso com a segurança e a saúde da população alagoana", destacou o governador Paulo Dantas.

 

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, também destacou o impacto positivo que o novo helicóptero trará para o Programa Salva Mais.

 

"O programa reforça a parceria entre as forças de segurança e saúde pública, criando uma rede de suporte mais eficiente e colaborativa. A população alagoana só tem a ganhar com essa integração", disse.

 

Em breve a nova aeronave do Serviço Aeromédico do Samu/AL estará pronta para atender ocorrências, sejam elas relacionadas à saúde, segurança ou desastres naturais. "Com esses investimentos, Alagoas se consolida como referência em serviço aeromédico no Brasil, proporcionando mais segurança e qualidade de vida à sua população", destacou Gustavo Pontes de Miranda.

 

Reduzir tempo-resposta

 

A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a importância do equipamento para a redução do tempo-resposta em situações de urgência e emergência.

 

"Com essa nova aeronave, seremos capazes de chegar mais rápido aos locais de difícil acesso, ampliando as chances de salvar mais vidas e oferecendo um atendimento ainda mais qualificado", afirmou.

 

Para o coordenador médico do Samu Maceió, Adriano Belo, a chegada do H-135 representa um marco no atendimento pré-hospitalar em Alagoas. "Essa aeronave está equipada com tecnologia avançada e possibilitará intervenções mais rápidas e seguras. Isso reflete diretamente na melhoria dos serviços prestados à população", pontuou.