SAÚDE

Recuperação: Mais dois transplantados renais recebem alta do Hospital do Coração Alagoano

Por Daniel Tavares / Ascom Sesau Publicado em 13/11/2024 às 17:59
Os transplantados José Adailton e Max Nay Leão: do hospital para uma vida nova Micael Oliveira / Ascom Sesau

Mais dois pacientes que receberam transplantes renais no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, tiveram alta médica nesta terça-feira (12). O ex-jogador de futebol, José Adailton Pereira, e o ex-motorista, Max Nay Leão Farias, ambos de 49 anos, estão recuperados e retornaram para o convívio de suas famílias.


Com os dois, agora são nove pessoas transplantadas no Hospital do Coração Alagoano, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A unidade foi a primeira da Rede Estadual de Saúde a ser certificada pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização de transplantes.

José Adailton Pereira e Max Nay Leão Farias são naturais de Arapiraca e realizaram hemodiálise há cerca de 4 anos. O momento da saída do hospital foi marcado por muita emoção e pelo sentimento de vitória, após uma série de batalha vencida. Já a equipe médica destacou a sensação de dever cumprido com o sucesso dos dois procedimentos.

José Adailton Pereira relatou sobre a emoção de ter conseguido o transplante de borda sem ter que sair de Alagoas. “Minha expectativa a partir de agora é viver uma vida melhor. Só tenho a agradecer a Deus, à família que autorizou a doação do órgão e à equipe aqui do hospital, que me recebeu de braços abertos e cuidou muito bem de mim. Só gratidão e alegria por mais essa oportunidade de seguir vivendo”, afirmou.

 

Por sua vez, Max Nay Leão Farias destacou a conquista da realização de transplantes em Alagoas pela Rede Estadual de Saúde. “Minha expectativa para fazer o transplante era muito alta. Tentei fazer em Recife, mas não deu certo por causa da distância. Graças a Deus, o Hospital do Coração Alagoano nos deu essa oportunidade de uma nova vida. Todos de parabéns e quem ganha com tudo isso é o povo alagoano”, disse.

 

Alagoas Transplanta

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, chamou a atenção para a importância do programa Alagoas Transplanta na assistência à saúde dos alagoanos. “Estamos vivendo um momento especial, com o Governo Paulo Dantas realizando os primeiros transplantes em um hospital público de Alagoas. É muito gratificante ver os nossos primeiros pacientes recebendo alta e voltando para suas famílias”, sentenciou.

 

Segundo a médica nefrologista Nathália Monteiro, os pacientes tiveram uma ótima recuperação e o organismo de ambos se adaptou muito bem ao transplante. “Após duas semanas da realização do procedimento, eles receberam alta após apresentarem boas condições clínicas e nós vamos manter todo seguimento do pós-transplante aqui no Hospital do Coração Alagoano”, explicou.

 

O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, comemorou a alta de mais dois pacientes após a realização de transplantes na unidade. “Estamos contando duas novas histórias que tivemos no final felizes aqui na unidade. Ao todo, o Programa Alagoas Transplanta já realizou transplantes em nove pacientes e sete deles já receberam alta médica. Uma belíssima iniciativa liderada pelo governador Paulo Dantas e pelo nosso secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. Toda a equipe está de parabéns, assim como todos os profissionais da rede”, disse.