Com apoio do Governo de Alagoas, 74ª Expoagro registra o maior público de todas os edições
A 74ª Expoagro Alagoas, que aconteceu entre os dias 25 de outubro a 03 de novembro, foi considerada a maior de todas as edições já realizadas no estado. O evento foi realizado no Parque da Pecuária, em Maceió, pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), e recebeu mais de 60 mil pessoas.
Durante dez dias, a Seagri esteve presente com uma programação especial, apresentando para os produtores rurais alagoanos e o público em geral as ações estratégicas desenvolvidas pelo Governo de Alagoas para fortalecer o setor da agropecuária e da agricultura familiar.
De acordo com a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, o evento foi um sucesso e a Seagri conseguiu cumprir o seu objetivo de apresentar à população os programas para o desenvolvimento do agronegócio no estado.
“O apoio do governador Paulo Dantas foi de extrema importância para o sucesso da Expoagro. Ao apoiar essas atividades, estamos fortalecendo o agronegócio no estado, um dos setores que mais tem impacto direto e contribui para o crescimento da economia alagoana. Com o estande, a Seagri possibilitou que turistas e nativos pudessem conhecer um recorte do trabalho que o governo do estado vem fazendo, investindo em tecnologias sociais e programas como o Planta Alagoas e o programa de cisternas. Além disso, esse apoio promove o turismo, gera emprego e estimula a inclusão produtiva”, disse a secretária.
O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, reafirmou a importância da parceria com o Governo do Estado e frisou que graças ao apoio, esta edição da Expoagro foi a maior de todos os tempos.
“A Expoagro é o maior evento de agropecuária do estado de Alagoas. É uma exposição que a cada ano cresce, cada ano se consolida com novidades e a Seagri faz parte conosco desse sucesso. A Expoagro é o final de um processo que dura o ano todo, e os resultados são apresentados no evento, quando a gente vê melhoramento genético, vê os pequenos negócios, seja a questão da irrigação, da piscicultura, do programa de apoio à cadeia produtiva do leite, todos esses pequenos agricultores familiares. O Governo do Estado é um grande parceiro da associação e da pecuária da agricultura de Alagoas, e isso é fundamental para que ontinue dando certo. A Expoagro deste ano foi a maior de todos os tempos graças a essa parceria”, disse o presidente da Aca.
Estande da Seagri
Proporcionando uma experiência única aos visitantes, o estande da Seagri foi um verdadeiro centro de conhecimento, atraindo inúmeros visitantes. Nele, os visitantes adquiriram conhecimento técnico, conheceram as informações sobre os programas estratégicos desenvolvidos, como o Planta Alagoas, Programa de Cisternas, Programa de Distribuição de Alevinos, o Irriga Alagoas, PAA Leite e Leite do Coração, entre outras ações que fazem parte do pacote de políticas públicas que contribuem para o fortalecimento da produção no campo.
Ainda dentro do estande, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics), em parceria com a Seagri, levou um recorte do Armazém Alagoas mais Cooperativa, um espaço interativo onde os visitantes conheceram alguns dos produtos produzidos pelas cooperativas da agricultura familiar alagoana e puderam adquiri-los.
O funcionário público Genival Pedro da Silva visitou o estande da Seagri na Expoagro, e compartilhou a importância do apoio do Governo do Estado ao produtor rural.
“Esse incentivo do governador do Etado é maravilhoso e de grande relevância para o desenvolvimento da agricultura familiar. O que mais me encantou foi esse programa de cisternas, porque o sertanejo, que por décadas e décadas sofreu com a falta de água, falta de incentivo, passa ter acesso à água, e essa água realmente faz com que aquele trabalhador do campo permaneça lá. É importante que eles fiquem lá porque nós dependemos do que eles plantam lá. E esse programa da água é super importante para que esses produtores possam plantar produtos e a gente possa comer produtos de qualidade”, comentou Genival Pedro.
Indo além da apresentação dos programas sociais, a Seagri aproveitou a oportunidade para lançar o programa de Cisternas, que vai construir mais de 1.500 equipamentos no semiárido alagoano, além do quadro “Fala, Seagri!”, uma iniciativa estratégica que vai cooperar para que a população e o corpo técnico do setor agropecuário – produtores rurais, cooperativas e produtores familiares – conheçam um pouco mais do trabalho da Seagri e das suas vinculadas (Adeal, Emater Alagoas e Iteral).