ENCONTRO

Sesau discute políticas para lideranças governamentais com representantes da Motriz e Fundação Lemann

Por Daniel Tavares - Ascom Sesau Publicado em 01/11/2024 às 11:48

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou, nesta quinta-feira (31), no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Maceió, de uma reunião com a direção da organização sem fins lucrativos Motriz e representantes da Fundação Lemann. No encontro foram debatidas políticas para lideranças governamentais, uma vez que as duas instituições possuem uma parceria com a pasta para fortalecer a gestão de pessoas.

Na reunião foram apresentadas as iniciativas e os projetos desenvolvidos por meio da parceria, além das próximas ações que devem ser realizadas ainda em 2024 e no decorrer de 2025. O foco destas iniciativas é a melhoria das políticas de liderança e gestão, com um olhar mais humanizado e igualitário, tanto no gênero quanto na raça.

A coordenadora do Plano Emergencial de Oncologia do Estado, médica oncologista Rafaela Toledo, representou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, e destacou a importância de se pensar políticas de gestão mais acolhedoras. De acordo com ela, a Sesau, por meio do titular da pasta e dos secretários executivos, tem adotado várias ações voltadas para a valorização das lideranças, com foco no alcance de resultados positivos. 

"Atualmente, muitas mulheres ocupam cargos de liderança dentro da pasta, o que fortalece a diversidade de gênero. Se formos ampliar o escopo, o governo Paulo Dantas como um todo tem sido mais inclusivo e diversificado. Isso é muito importante e reflete diretamente na melhoria dos serviços ofertados à população”, afirmou a médica oncologista Rafaela Toledo.  

A consultora especialista em gestão de pessoas, Priscilla Franco, que faz parte da Motriz, ressaltou as ações realizadas em parceria com a Sesau. Este ano, segundo ela, a instituição passou a atuar em conjunto com a Superintendência de Valorização de Pessoas da Sesau, visando assegurar a equidade de gênero, raça e inclusão para trabalhadores do SUS [Sistema Único de Saúde]. 

"Agora, nosso objetivo é ampliar as ações estratégicas de perfil de pessoas dentro da Sesau. Também vale destacar a importância do uso de plataformas online e de ferramentas digitais de gestão para que alcancemos os objetivos”, destacou Priscilla Franco.

Além de representantes da Sesau e da Seduc, lideranças da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) também participaram da reunião.