SERVIÇO

Hospital Ib Gatto Falcão realiza o 100º atendimento pelo Programa Bate Coração

Publicado em 17/10/2024 às 16:41

Maju Silva/Ascom Sesau

O Hospital Ib Gatto Falcão, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou o 100º atendimento por meio do Programa Bate Coração, implantado na unidade, situada em Rio Largo, no dia 10 de junho deste ano. O serviço utiliza a telemedicina para agilizar o diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e, deste modo, reduzir o tempo-resposta para realizar o tratamento efetivo de pacientes acometidos pela doença.

 

Os pacientes que chegam ao Hospital Ib Gatto Falcão com suspeita de infarto são atendidos e, através do aplicativo Join, os profissionais disponibilizam, em tempo real, informações para os cardiologistas que atuam na Central do Programa Bate Coração. Essa central funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e está situada no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió. Caso o diagnóstico seja positivo para a doença, as orientações são repassadas sobre a conduta clínica a ser adotada pela equipe que está atendendo o paciente, assegurando atendimento eficiente, evitando o risco de morte e também de sequelas. 

 

“É gratificante ver projetos como o Bate Coração, desenvolvidos com o único intuito de salvar vidas. Quero aqui também agradecer a dedicação da direção do hospital e dos profissionais envolvidos. Estamos bastante felizes com o resultado que vem sendo demonstrado e na permissão de estarmos integrados na Rede Estadual de Saúde", ressaltou a coordenadora médica do Hospital Ib Gatto Falcão, Ariadna Reis.

 

Segundo a coordenadora de enfermagem do hospital, Eneida Cristina, a implantação no Programa Bate Coração foi um marco para a saúde no município de Rio Largo e cidades vizinhas. “O Bate Coração foi uma grande conquista para nossa unidade e, consequentemente, para os rio-larguenses. Temos uma equipe multidisciplinar extremamente qualificada para atender de forma eficiente e humanizada os pacientes que chegam com suspeita de infarto. Salvar vidas e proporcionar um atendimento de qualidade é o nosso maior objetivo aqui no Hospital Ib Gatto Falcão”, destacou.

 

REFERÊNCIA

 

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, parabenizou a equipe multidisciplinar e a direção do Hospital Ib Gatto Falcão pelo atendimento do 100º paciente através do Bate Coração. De acordo com ele, o programa é um divisor de águas na assistência cardiológica da rede pública de saúde do Estado. 

 

"O Governo de Alagoas vem trabalhando, incansavelmente, para assegurar investimentos em tecnologia e, deste modo, fornecer um serviço de qualidade para a população alagoana na área da cardiologia. Isso porque, estudos da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que mais de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardíaca e, por isso, o Bate Coração é fundamental para garantir a assistência de forma célere, qualificada e humanizada", frisou Gustavo Pontes de Miranda.