Sesau executa ações para fortalecer a promoção da alimentação adequada e saudável em Alagoas
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 deste mês. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de conscientizar a todos sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável, da segurança alimentar e nutricional e do combate à fome. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan), tem executado diversas ações junto aos 102 municípios de Alagoas para fortalecer a necessidade de hábitos alimentares adequados.
Entre as ações promovidas pela Sesau está a criação e divulgação de materiais educativos para fortalecer as ações nos territórios, que são capacitações ligadas à vigilância alimentar e nutricional nos municípios. O intuito é identificar o estado nutricional da população em Alagoas para verificar a existência da dupla carga de má nutrição (desnutrição, sobrepeso e obesidade). Além disso, são realizados levantamentos para entender o perfil de consumo alimentar dos alagoanos por meio dos dados disponíveis no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do MS. Também foram realizadas capacitações sobre os Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes, buscando melhorar a cobertura dos municípios na execução destes.
A nutricionista da Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau, Gilvânia Nóia, destacou que a Atan tem atuado em conjunto com diversas áreas técnicas da pasta na promoção da conscientização sobre uma alimentação saudável. “A gente tem trabalhado de forma transversal, dando apoio técnico a outros setores da secretaria de Saúde e do próprio Estado, para fortalecer ações para o enfrentamento do sobrepeso e da obesidade, hipertensão e diabetes, por exemplo”, disse.
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado desde 1981, e os países que fazem parte da ONU usam essa data com o intuito de chamar atenção para temas sobre fome e segurança alimentar, conforme explicou a nutricionista da Sesau, Ana Patrícia Tojal de França. “A gente sabe que uma alimentação adequada e saudável interfere na saúde e qualidade de vida do ser humano e até na saúde ambiental do planeta. Por isso que o assunto é tão relevante”, afirmou.
Aproveitando a data, a nutricionista reforçou a importância de reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, que os estudos consideram como vilões na alimentação. “Inclusive, uma regra que está no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, é: descasque mais e desembale menos, ou seja, consuma mais alimentos naturais e menos ultraprocessados, que são acrescidos de aditivos químicos como conservantes, corantes, estabilizantes, entre outros”, expôs.
Ana Patrícia Tojal de França lembrou, ainda, que o Guia Alimentar para a População Brasileira completa 10 anos em 2024. O documento orienta sobre uma alimentação adequada e saudável para a população a partir dos dois anos de idade, de maneira objetiva e de fácil compreensão. “Além disso, também temos o guia para crianças menores de dois anos, com orientações específicas para essa faixa etária. É importante que todos conheçam esses guias e possam ter acesso a mais informações relevantes que vão impactar diretamente na saúde e na qualidade de vida”, afirmou.