Governo de Alagoas inicia obras da duplicação AL-101 Norte
Ronaldo Lima/Ascom Setrand
Com um potencial turístico significativo, o Litoral Norte passa ganhar um investimento ainda maior do Governo de Alagoas, com o início da implantação de vias duplas da AL-101 Norte. O trecho terá uma extensão de 30 quilômetros. A obra conta com investimentos da ordem de R$ 412 milhões, recursos do Tesouro Estadual, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América - CAF.
Pelo projeto, a implantação das vias duplas compreenderá o trecho entre os municípios de Maceió, nas proximidades do bairro de Jacarecica, até a cidade da Barra de Santo Antônio.
A nova obra de infraestrutura viária e urbana é mais um compromisso do Governo Paulo Dantas, firmado com o trade turístico. Paralelo a isso, a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) também vem executando as obras da Via de Charme, transformando a cara da rodovia em uma via que valoriza a história e mantém as características dos bairros e cidades que ela passa, ligando Maceió à Paripueira.
Para o secretário de Estado da Setrand, Mosart Amaral, a implantação de vias duplas da AL-101 Norte é mais um investimento do governador Paulo Dantas, que vem ampliando a malha viária, se mantendo entre as melhores do país.
“O propósito do governo de Alagoas é que o estado esteja totalmente interligado com melhores vias, o que vai possibilitar uma mobilidade mais segura entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, facilitando a vida dos alagoanos e de turistas que visitam o nosso estado”, assegurou Mosart Amaral.
Como explica o engenheiro da Setrand, Alberto Cruz Granjeiro, a implantação de vias duplas da AL-101 Norte terá um corredor principal dotado de vias com duas faixas de rolamento em ambos os sentidos, tendo cinco acessos, ligando o corredor principal à AL-101 Norte já existente, em pista simples, e cada extensão das ligações terá acessos com 6,7 quilômetros. Segundo ele, haverá uma faixa de rolamento em cada sentido.
O investimento do Governo de Alagoas possibilitará a geração de aproximadamente 400 vagas de emprego em diversas áreas, o que contribui para o desenvolvimento econômico da região.