PREMIAÇÃO

Globo de Ouro desenha corrida para Oscar com 'Uma Batalha' e 'Hamnet'

'Adolescência' também foi destaque na noite

Por Redação ANSA Publicado em 12/01/2026 às 11:14
Paul Thomas Anderson com parte do elenco de 'Uma Batalha ' © ANSA/AFP

A corrida para o Oscar 2026 apenas começou e já desenha um duelo entre "Uma Batalha Após a Outra" e "Hamnet - A vida antes de Hamlet" após o Globo de Ouro ocorrido na noite de domingo (11) em Beverly Hills, nos Estados Unidos.

O primeiro, estrelado por Leonardo DiCaprio, venceu em quatro categorias, sendo o filme mais premiado da noite.

O longa de Paul Thomas Anderson, que narra a história de um revolucionário veterano forçado a retornar à militância para salvar sua filha de um inimigo poderoso e corrupto, ganhou em melhor filme de comédia ou musical, melhor direção, melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro.

Já "Hamnet", de Chloé Zhao, com a comovente história de Agnes, esposa do escritor William Shakespeare, liderou a lista dos melhores filmes dramáticos, tendo vencido também em melhor atriz em filme de drama.

Entre as séries, "Adolescência" é a grande vencedora da noite, tendo sido premiada em todas as quatro categorias nas quais concorreu: melhor filme para TV ou série limitada, melhor ator de filme para TV ou série limitada, melhor ator coadjuvante — televisão e melhor atriz coadjuvante — televisão.

"Pecadores", de Ryan Coogler, ganhou dois prêmios: melhor trilha sonora e maior conquista cinematográfica e de bilheteria.

Jessie Buckley venceu em melhor atriz de drama por 'Hamnet'


O brasileiro "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, venceu o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa.

Esta é apenas a segunda vez na história que uma produção de um diretor do Brasil fatura uma das principais premiações do cinema nessa categoria, 27 anos após a vitória de "Central do Brasil", de Walter Salles.

Moura também fez história ao conquistar o prêmio de melhor ator em filme de drama, repetindo o feito alcançado por Fernanda Torres com "Ainda Estou Aqui" no ano passado. Essa é a primeira vez que um ator do Brasil fatura o troféu de melhor interpretação masculina em uma das principais premiações do cinema mundial.

Além de Moura, que já havia sido indicado por "Narcos" em 2016, outros atores ganharam seus primeiros Globos de Ouro: Timothée Chalamet por "Marty Supreme" (melhor ator de comédia ou musical); Jessie Buckley por "Hamnet" (melhor atriz em filme de drama), e Rose Byrne por "Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria" (melhor atriz de comédia ou musical).

Chalamet, que já havia sido indicado quatro vezes ao Globo de Ouro, afirmou: "Eu estaria mentindo se não dissesse que essas lembranças tornam este momento ainda mais especial".

Os membros da Academia começam a votar nesta segunda-feira (12) para o Oscar 2026: os indicados serão anunciados em 22 de janeiro.