OBITUÁRIO

Morre aos 90 anos ator Richard Chamberlain, da série fenômeno de audiência do SBT 'Pássaros Feridos'

Por Redação com Purepeople Publicado em 30/03/2025 às 16:44

O ator Richard Chamberlain morreu aos 90 anos neste sábado (29), no Havaí, informou seu publicista, Harlan Boll. Americano de Los Angeles, o ator, dublador e cantor faria aniversário nesta segunda-feira e não resistiu a complicações de um derrame.

Na década de 1960, Richard se tornou ídolo do público adolescente por sua participação na série "Dr.Kildare", produzida entre 1961 e 1966. Depois, o ator esteve em outras produções para a TV, como "O Homem da Máscara de Ferro" (1977) e a versão dos anos 1970 de "The Good Doctor".

Outro personagem de sucesso veio em 1983 como o padre Ralph de Bricassart de "Pássaros Feridos", que se apaixonava pela jovem Maggie (Rachel Ward). Na TV brasileira, a série foi exibida pela primeira vez em 1985 pelo SBT e se tornou um fenômeno de audiência, passando a Globo em diversas capitais e alcançando médias próximas aos 50 pontos.

A estratégia inusitada do SBT e divulgada por Silvio Santos era anunciar que o episódio só começaria após o encerramento de "Roque Santeiro" na emissora concorrente. Enquanto isso, desenhos animados eram exibidos até o término da novela. "Pássaros Feridos" rendeu a Richard a segunda de quatro indicações ao Emmy, considerado o Oscar da TV.

Na carreira de Richard, estão ainda filmes como "As Minas do Rei Salomão" (1985) e séries como "Desperate Housewives" (2007) e "Chuck" (2010), além da dublagem dos anos 2011 do desenho "ThunderCats" e passagem pela Inglaterra. No teatro, foi o Capitão von Trapp de "The Sound of Music".

Na vida pessoal, aos 68 anos, admitiu que fingia ser outra pessoa por temer o fim da carreira ao assumir a homossexualidade. "Quando você cresce nos anos 30, 40 e 50 sendo gay, não é apenas difícil, é simplesmente impossível", afirmou à imprensa o ex-marido do ator e escritor Martin Rabbett, com quem se relacionou por 30 anos até 2010, quando houve a separação.

Em 2003, lançou a autobiografia, e nove anos depois um livro de poesia haiku.