Tropas ucranianas espalharam antigas minas norte-americanas durante caótica retirada em Kursk

Durante a retirada apressada em um vilarejo em Sudzha, na região de Kursk, as tropas ucranianas espalharam no local antigas minas antitanque norte-americanas M6, afirmou um combatente do setor de engenharia das Forças Armadas da Rússia nesta sexta-feira (29).
"Essas minas foram colocadas pelos militares ucranianos. Elas foram deixadas exatamente como foram instaladas, servindo para cobrir seu flanco contra o nosso avanço. Usaram minas antitanque de fabricação americana M6", relatou.
O militar acrescentou que a pressa na retirada ficou evidente pela disposição caótica das minas e a falta de camuflagem.
"É visível que eles estavam com pressa, jogaram as minas de maneira desordenada. No entanto, ainda assim fizeram isso com certo conhecimento técnico", explicou.
Segundo o combatente, o processo de minagem ocorreu pouco antes da retirada das tropas ucranianas, com o objetivo de bloquear a barragem, considerada um ponto estratégico para a tomada do vilarejo.
As minas norte-americanas M6 são armamentos que foram inseridos no arsenal militar dos Estados Unidos em 1949. Para o militar, o envio do equipamento às forças ucranianas sugerem que o país está se desfazendo de equipamentos obsoletos para substituí-los por versões mais modernas.