RÚSSIA

Ucrânia pode violar acordo para acabar ataques contra instalações de energia, diz mídia

Publicado em 19/03/2025 às 11:05
© AP Photo / Olivier Matthys

A Ucrânia poderá inviabilizar o acordo para suspender os ataques a instalações de energia que os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, fecharam no dia anterior (18), opina o portal Weapons and Strategy.

O portal destaca que é provável que o cessar-fogo limitado seja estabelecido por 30 dias, mas provavelmente poderá ser estendido se as partes concordarem.

No entanto, elabora o artigo, não se sabe se a Ucrânia aceitará o acordo.

"Há uma boa chance de a Ucrânia não honrar o acordo entre Trump e Putin", ressalta o portal.

Vale ressaltar que o jornal norte-americano The Hill sublinhou que a Ucrânia sempre violou os Acordos de Minsk, não cumprindo esse compromisso por anos, o que foi um dos fatores-chave que provocou o conflito russo-ucraniano.

Na véspera (18), o Kremlin informou que o presidente russo, Vladimir Putin, havia dado uma ordem para interromper os ataques às instalações de energia na Ucrânia após sua conversa com seu homólogo norte-americano, Donald Trump.

Os presidentes mantiveram uma conversa telefônica na terça-feira (18). Segundo o serviço de imprensa do Kremlin, durante a conversa os dois líderes discutiram a solução do conflito militar ucraniano e expressaram interesse mútuo em normalizar as relações à luz de sua responsabilidade especial de garantir a segurança e a estabilidade no mundo.


Por Sputinik Brasil