Implantação do sistema Oreshnik em Belarus será uma 'sentença de morte' para a Polônia, diz analista
A implantação do avançado sistema russo de mísseis de alcance intermediário Oreshnik no território de Belarus será uma sentença de morte para a Polônia, disse o ex-chefe dos serviços especiais israelenses Nativ e cientista político Yakov Kedmi em uma entrevista ao portal Pogled Info.
"Oreshnik no território de Belarus impõe uma sentença de morte para quaisquer tropas em território polonês que ameacem a Rússia. E ele [míssil] abrange todas as regiões da Ucrânia com um tempo de aproximação de três a quatro minutos, dois minutos", disse o cientista político.
Segundo ele, este novo tipo de arma muda completamente tanto a situação operacional e estratégica no território da Ucrânia, como a avaliação de possíveis ameaças do Ocidente.
"Este é o significado atual do Oreshnik. Ou seja, operacional, tático, operacional-estratégico e estratégico em todas as áreas da Europa", acrescentou o especialista.
O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, havia anteriormente pedido ao líder russo, Vladimir Putin, para colocar em território de Belarus as mais avançadas armas russas, incluindo o sistema Oreshnik. Putin disse que considera possível a implantação do sistema Oreshnik em Belarus no segundo semestre de 2025.