NOCAUTE

‘Se as pessoas não andassem nas ruas, dava até para mentir’, diz Renan Filho ao denunciar crise do lixo de gestão JHC em Maceió

Durante debate na TV Asa Branca, candidato do MDB cobrou responsabilidade do ex-prefeito pela ausência de coleta de resíduos

Publicado em 30/09/2026 às 09:52

O candidato Renan Filho (MDB) participou de debate na TV Asa Branca, na noite dessa terça-feira (29). O candidato questionou o seu oponente, João Henrique Caldas (JHC), sobre a crise na coleta de lixo e a zeladoria urbana em Maceió, rebatendo o discurso de eficiência da prefeitura ao afirmar que a população convive diariamente com o acúmulo de resíduos nas ruas da capital.

Ao rebater a narrativa do adversário sobre os avanços nos bairros da capital, Renan apontou o distanciamento entre o discurso do prefeito e a realidade vivida pelos maceioenses

"É, dizer 'A gente ampliou a limpeza de Maceió'. Dá um bom corte para o instagram. Mostra Maceió para as pessoas verem. O povo tá andando em Maceió, JHC? O povo tá andando. O seu problema é só esse. Se as pessoas não andassem, dava até para mentir assim. Mas tá todo mundo andando e as pessoas vão ver pelas redes sociais esse debate!”, afirmou.

O candidato do MDB frisou que o recolhimento e o manejo dos resíduos sólidos urbanos são obrigações do município, apontando inadimplência e abandono da administração local.

"Maceió hoje é marcada pelo lixo em toda a porta de rua sem a coleta regular. A coleta de lixo de Maceió é, sem dúvida, a pior coleta entre todas as cidades do estado. As finanças de Maceió foram dilapidadas durante o seu governo. A Defensoria Pública entrou na Justiça para cobrar o pagamento de 50 milhões de reais que sequer a Prefeitura faz. Está um caos."

Renan Filho contrapôs a situação da capital com a atuação estruturante executada quando esteve à frente do Governo do Estado, destacando a entrega de maquinário pesado e a erradicação de vazadouros a céu aberto nos municípios alagoanos.

"Quando eu fui governador, eu fiz um programa chamado Fortalece Alagoas, que adquiriu mais de mil equipamentos. Só de caminhões compactadores doei às prefeituras uma centena de equipamentos, além de pás encheadeiras, retroescavadeiras e patrol para ajeitar os aterros sanitários. Regionalizei os aterros sanitários, impedindo que a destinação fosse feita em local inadequado”, finalizou o candidato.