DEBATE

Renan Filho defende diálogo permanente com igrejas e apresenta propostas a lideranças evangélicas

Evento em Jaraguá dá espaço às pequenas comunidades religiosas e debate ações para segurança, proteção às mulheres e saúde

Por Redação Publicado em 22/09/2026 às 08:54
Evento em Jaraguá dá espaço às pequenas comunidades religiosas e debate ações para segurança, proteção às mulheres e saúde Assessoria

O candidato ao Governo de Alagoas, Renan Filho (MDB), defendeu um diálogo permanente entre o Estado e as igrejas e destacou o papel social desenvolvido pelas comunidades religiosas. A declaração foi feita na noite desta segunda-feira (21), durante Encontro com Lideranças Evangélicas, na antiga Vox Room, em Jaraguá, Maceió.

Antes do encontro, em entrevista, Renan Filho afirmou que pretende conversar com todos os segmentos da sociedade e ressaltou a contribuição das igrejas em áreas como apoio às famílias, prevenção à violência e às drogas e orientação aos jovens.

“Eu defendo que a gente dialogue sempre com todos os segmentos da sociedade. A igreja só colabora com o Estado, porque cumpre um papel social de ajudar nas questões da família, do equilíbrio da sociedade, do combate à violência, do combate ao tráfico de drogas e da informação ao jovem”, afirmou.

Renan Filho disse ainda que diferentes setores da sociedade terão representação em uma eventual gestão. “Todos os segmentos da sociedade terão espaços, serão representados no governo. A discussão é para a gente apresentar o que pensa, qual Alagoas a gente quer construir”, disse ao se referir ao encontro.

Pequenas igrejas

O governador Paulo Dantas (MDB) destacou a relação mantida pelo Governo de Alagoas com pastores e lideranças religiosas e chamou atenção para o trabalho desenvolvido pelas pequenas e médias igrejas nas comunidades.

Paulo Dantas afirmou que muitos desses templos funcionam com poucos recursos, mas mantêm atividades religiosas e sociais nos bairros e periferias. Segundo o governador, essas comunidades continuarão tendo espaço para diálogo com o Estado em uma eventual gestão de Renan Filho.

“As pequenas e médias igrejas evangélicas contam e contarão com o nosso apoio", enfatizou Dantas.

Encontro histórico

Presidente da Comunidade Cristã Viver e da Ordem dos Pastores de Pilar, o reverendo Ismael da Silva classificou o encontro como histórico, principalmente pela participação de representantes das pequenas igrejas.

“Uma noite inesquecível, histórica, porque, pela primeira vez na história de Alagoas, os evangélicos, principalmente as pequenas igrejas, se reúnem”, declarou.

Ismael também ressaltou a representatividade dessas comunidades dentro do segmento. “Principalmente as pequenas igrejas, já que elas são a maioria estatisticamente. E hoje faz comprovar que nós somos a maioria. Uma noite inesquecível”, afirmou.

Propostas

Durante o encontro, Renan Filho apresentou propostas para Segurança Pública, proteção às mulheres e Saúde. Na segurança, detalhou o programa IA contra o Crime, que prevê o uso de inteligência artificial para auxiliar na elucidação de delitos.

Outra proposta apresentada foi o CISP Mulher, estrutura destinada ao atendimento integrado de mulheres vítimas de violência. Na Saúde, Renan Filho defendeu a implantação de 80 Clínicas da Família para ampliar a atenção básica e aproximar os serviços das comunidades em Maceió.

“Se na ponta da rua tem mercado, igreja, tem que ter também um posto de saúde”, resumiu.

Ao final, Renan Filho voltou a defender a participação das igrejas e de outros setores da sociedade na construção de uma eventual nova gestão. Para o candidato, o diálogo deve servir para aproximar o governo das comunidades e das demandas de quem mais precisa.

“Trabalhar próximo com as igrejas é construir uma sociedade melhor, mais equilibrada, com mais oportunidade para as pessoas”, afirmou Renan Filho.