Roberto Cidade é eleito governador-tampão do Amazonas pela Assembleia Legislativa
Deputado assume o comando do Estado até o fim do ano após votação unânime dos parlamentares
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) elegeu, nesta segunda-feira (4), Roberto Cidade (União) como governador-tampão e Serafim Corrêa (PSB) como vice. Ambos foram escolhidos por unanimidade pelos 24 deputados estaduais, que declararam seus votos em plenário.
Presidente da Aleam e em seu segundo mandato como deputado estadual, Roberto Cidade já exercia interinamente o comando do Estado desde abril, após a saída do ex-governador Wilson Lima (União) e do vice Tadeu de Souza (PP), que deixaram os cargos para disputar as eleições deste ano.
Também participaram da disputa William Bitar Barroso dos Santos (PSDB), Sérgio Augusto Coelho Bezerra (Novo), Daniel Fabiano Soares de Araújo (PT) e Cícero José de Lima Alencar (DC). Para ser eleito, o candidato precisava obter pelo menos 13 votos, a maioria absoluta da Casa.
Com 39 anos, Roberto Cidade iniciou sua trajetória política como vereador suplente de Manaus, em 2016. Em 2018, assumiu a vaga na Câmara Municipal e foi eleito deputado estadual com a segunda maior votação do Amazonas, somando 33.239 votos.
Na reeleição de 2022, conquistou 105.510 votos, a maior votação já registrada no Estado. Em 2024, disputou a prefeitura de Manaus, mas não avançou para o segundo turno.
Após o resultado da eleição indireta, Cidade destacou o caráter coletivo da decisão. "Essa não é uma vitória individual. É uma decisão coletiva, construída com diálogo, respeito e compromisso com o povo do Amazonas", declarou ao g1 Amazonas.