POLÍTICA NACIONAL

CPI do Crime Organizado vota convocações de Ibaneis e Cláudio Castro

Ex-governadores do DF e do Rio, que renunciaram para disputar o Senado, podem ser ouvidos pela comissão

Publicado em 30/03/2026 às 20:17
Ibaneis Rocha Reprodução / Agência Brasil

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, instalada no Senado, vota nesta terça-feira, 31, os pedidos de convocação dos ex-governadores Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro.

Ambos renunciaram recentemente aos mandatos para concorrer a vagas no Senado nas eleições de outubro. Segundo entendimento técnico, governadores no exercício do cargo não podem ser convocados por CPIs, mas, após a renúncia, passam a ser alvo do colegiado.

Os requerimentos de convocação foram apresentados pelo relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

De acordo com Vieira, o depoimento de Cláudio Castro permitirá "um panorama macro estratégico inestimável, possibilitando investigar as falhas e os gargalos institucionais que dificultam o combate à lavagem de dinheiro e à asfixia financeira do crime organizado".

Vieira tem sido crítico da atuação da segurança pública no Rio de Janeiro. Em entrevista ao Estadão, afirmou que o Estado é uma "demonstração muito clara do que não funciona".

O pedido de convocação de Ibaneis Rocha busca apurar, "sob a perspectiva institucional e administrativa", as circunstâncias das relações comerciais entre o escritório de advocacia fundado por Ibaneis e entidades investigadas pela Polícia Federal por supostos crimes de fraude e lavagem de dinheiro para organizações criminosas.

Segundo reportagem do Estadão, o escritório de Ibaneis recebeu R$ 85,5 milhões em honorários de fundos ligados ao Banco Master e à gestora de investimentos Reag. Também foi pago R$ 25 milhões pela J&F pouco depois de liberar um serviço do banco digital do conglomerado para servidores do Governo do Distrito Federal.