Comissão aprova projeto que torna obrigatória advertência em celulares sobre prejuízos de uso excessivo
A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1592/20 , do Senado, que torna obrigatória a inclusão de advertências nas embalagens de aparelhos celulares sobre os riscos do uso excessivo à coluna cervical.
O relator, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), recomendou a aprovação. “A medida alertará o consumidor quanto às exceções simples e eficazes para evitar potenciais danos à saúde”, disse ele no parecer aprovado.
A proposta, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), determina que as embalagens dos aparelhos apresentem a seguinte frase: "Use com moderação. O uso excessivo prejudica a coluna cervical". Essa mensagem deverá ser impressa de forma destacada, ocupando pelo menos 10% da área frontal da caixa.
Uma advertência também deve ser consultada nos manuais de instruções e guias do usuário que acompanham os telefones móveis. A adoção da medida será requisito prévio para a certificação e comercialização de produtos no Brasil.
Próximos passos
O projeto ainda será aplicado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para mudar a lei, o texto do Senado terá de ser aprovado pela Câmara sem alterações.