GESTÃO DE RISCOS

Comissão aprova criação de centros de operação em desastres nos municípios, com apoio dos estados

Proposta prevê que municípios criem centros de operação para emergências, com suporte estadual e conforme risco local.

Publicado em 26/02/2026 às 15:49
Comissão aprova projeto que obriga municípios a criarem centros de operação para desastres, com apoio estadual. Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional aprovou, na quarta-feira (26), um projeto de lei que obriga os municípios a criarem centros de operação de cidade — estruturas específicas para lidar com situações de emergência e desastres. Segundo a proposta, esses centros serão implementados com apoio dos estados e de acordo com o grau de risco de cada localidade.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Benes Leocádio (União-RN), ao Projeto de Lei 3306/24, de autoria do deputado Julio Lopes (PP-RJ). O texto original previa a obrigatoriedade para todos os municípios, mas o relator argumentou que a criação dos centros não pode ser tratada de forma uniforme entre os mais de 5 mil municípios brasileiros.

“Proponho que a instalação e a manutenção de centros de operação sejam realizadas com apoio dos estados e orientadas conforme o nível de risco de cada município. Não é oportuno presumir que todos possuem a mesma capacidade técnica e orçamentária”, justificou o relator ao apresentar a emenda aprovada pela comissão.

Próximas etapas
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei