Alckmin homenageia Lewandowski após saída do governo
Vice-presidente destaca espírito público e lealdade do ex-ministro da Justiça, que deixou o cargo por motivos pessoais.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, divulgou neste domingo, 11, uma nota de agradecimento ao ministro Ricardo Lewandowski, que deixou o governo na última semana.
Em publicação no X (antigo Twitter), Alckmin elogiou o agora ex-ministro da Justiça por seu "admirável espírito público" e "lealdade aos valores supremos do Estado Democrático de Direito".
Lewandowski, aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), foi nomeado ministro em janeiro de 2024. Dois meses depois, na quinta-feira, 8, anunciou seu pedido de demissão, justificando a decisão por questões pessoais e familiares.
"Ao lhe dirigir este sincero testemunho, enalteço o alcance e a importância dos seus excepcionais serviços prestados ao nosso país, exaltando-os como dignos do respeito e da admiração de todos os brasileiros", escreveu Alckmin.
A exoneração de Lewandowski foi oficializada no Diário Oficial da União na sexta-feira, 9.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, assumiu interinamente o comando da pasta, ocupando o cargo mais elevado abaixo do ministro de Estado.