STF promove evento para lembrar três anos dos atos golpistas de 8 de janeiro
Cerimônia terá exposição, exibição de documentário e debates com imprensa e especialistas; Planalto também realiza ato
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quinta-feira, 8, um evento especial para marcar os três anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando centenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
A programação tem início às 14h30 com a abertura da exposição "8 de janeiro: Mãos da Reconstrução".
Logo após, será exibido o documentário "Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução". Na sequência, o STF promove uma roda de conversa com profissionais da imprensa e, ao final, um painel com especialistas convidados.
Entre os ministros da Corte, até o momento apenas a presença do presidente, Edson Fachin, foi confirmada. O Judiciário está em recesso durante todo o mês de janeiro.
Esta é a terceira edição consecutiva do evento em memória dos atos golpistas, mas é a primeira vez que ocorre após a condenação dos principais responsáveis pelos ataques.
Para o STF, o 8 de janeiro integrou um plano golpista que buscava manter Jair Bolsonaro no poder.
O ex-presidente foi condenado em setembro a 27 anos e três meses de prisão, pena que começou a ser cumprida em novembro.
Palácio do Planalto também realizará evento
O Palácio do Planalto também promoverá um evento nesta quinta-feira, às 10h, para marcar os três anos dos atos golpistas.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a cerimônia contará com a participação de autoridades e representantes da sociedade civil, porém os nomes ainda não foram detalhados.