CULTURA BRASILEIRA

Lei reconhece obra de Sebastião Tapajós como manifestação da cultura nacional

Norma publicada no Diário Oficial valoriza legado do violonista paraense, celebrado por difundir ritmos tradicionais brasileiros.

Publicado em 30/12/2025 às 13:31
Sebastião Tapajós tem obra reconhecida como manifestação da cultura nacional por nova lei. Divulgação

A Lei 15.319/25 reconhece oficialmente a obra musical do violonista paraense Sebastião Tapajós como manifestação da cultura nacional. A legislação, publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União, é resultado do Projeto de Lei 2577/22, de autoria do deputado Airton Faleiro (PT-PA).

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados no ano passado e pelo Senado Federal em novembro.

Quem foi Sebastião Tapajós
Sebastião Tapajós lançou mais de 50 discos e ganhou destaque internacional, especialmente na Europa, ao apresentar ritmos como o carimbó e o lundu — manifestações culturais indígena e afro-brasileira, respectivamente —, além do baião, a plateias de diversos países.

Com uma carreira sólida, que transitou entre a música erudita e a popular, Tapajós foi premiado em diversas ocasiões, incluindo o título de “melhor disco estrangeiro de 1978” com o álbum “Guitarra Latina” e “melhor álbum do ano de 1981” na categoria folclore, com “Guitarra Criolla”.

O artista faleceu em 2 de outubro de 2021, em Santarém, vítima de infarto, aos 79 anos, deixando um legado fundamental para a música brasileira.